Ícone do site brandME

Critérios para Tomada de Decisões

A agilidade, a assertividade e a transparência na tomada de decisões ao longo da execução de um projeto são fundamentais para o progresso na fase de execução. 

Aqueles que já participaram ou lideraram um projeto sabem que existem detalhes, nuances e mudanças de rota que precisam ser observadas e, consequentemente, decisões corretivas devem ser tomadas ao longo do percurso.

Existem três processos para tomada de decisão:

Lembre-se que gente velha (mental, não de idade), só pode fazer coisa velha.

Em todos os três casos descritos acima, vale ressaltar que o grupo deverá saber com antecedência qual será o critério adotado quando houver a necessidade de tomadas de decisões corretivas. Ninguém, de qualquer escalão, gosta de surpresas de nenhum tipo em qualquer empresa.

Vale também deixar claro que não concordar faz parte do processo. Os embates e divergências auxiliam no amadurecimento dos temas e da equipe de uma forma geral. No entanto, a discussão construtiva é aquela que orbita sobre o tema e não a pessoa. No final, mesmo que algum lado não concorde com o que o líder deliberou, é esperado o comprometimento mesmo que deixando claro que está em desacordo.

A sabotagem nesses casos de desacordo é muito comum, portanto fique de olho para ter certeza que o desacordo, seja amparado pelo comprometimento e seja cumprido saudavelmente.

Sair da versão mobile