Ícone do site brandME

Mapa Estratégico – Perspectiva 4/5 – O impacto da Transformação Digital

Nori Lucio Jr  December 3, 2020  Planejamento Estratégico

Um dos temas mais importantes, relevantes e desafiadores para a perenidade da empresa é sua capacidade de utilizar a tecnologia como sua principal “arma” que tem impacto “fulminante” no diferencial competitivo percebido pelo cliente.

Diferencial competitivo tem 2 perspectivas:

Masterizar a produtividade individual e em grupo

Os sistemas de gestão chamados ERPs nasceram para que 100% dos processos internos – workflow – fossem automatizados e descentralizados. A Transformação Digital interna das empresas não é novidade e existem desde quando o nosso vizinho programava esses sistemas de gestão na “mesa da cozinha em casa”. Algum vizinho, foi mais espertinho e criou a Totvs que apesar de gigante, segue o mesmo “conceito do vizinho” desde 1980. Os dias de ERPs como da Totvs ( ou SAP, Oracle …) estão com seus dias contados como qualquer ciclo de produto ou serviço que serviu muito bem durante um determinado período de tempo.

A evolução dos Apps no formato SaaS – software as a service – é surpreendente.Todo dia nasce uma solução específica melhor que a anterior e ainda mais intuitiva para o usuário final que além de não precisar de treinamento, carrega o sistema para qualquer lugar em seus dispositivos móveis.

O grande diferencial desses aplicativos é a facilidade de implantação que na maioria das vezes é instantânea. Além da impecável automação dos fluxos de trabalho – workflow – também permitem a produtividade em grupo, por exemplo. Qualquer um pode acompanhar o CRM de onde estiver via “PipeDrive” ou qualquer um pode acompanhar o andamento de um projeto via “Trello”.

Assim que sua empresa recruta a equipe multidisciplinar que executará seus projetos estratégicos descritos e conectados via mapa estratégico, não existirá mais o “caderninho sobre a mesa”, e-mail, WhatsApp, follow-up, atrasos, “eu não sabia” ou “eu não recebi”. O “saco de desculpas” simplesmente desaparecerá dando lugar ao ritmo de execução.

Conquistar excelência operacional

Um outro aspecto importante da Transformação Digital é a certeza da conquista da tão sonhada excelência operacional. É o enterro definitivo das ultrapassadas, burocráticas e chatas áreas de qualidade que serão transformadas em “Customer Experience”. Não é uma mudança semântica de nomenclatura, é uma mudança de fundamento.

A área de Customer Experience mapeia e monitora o cliente e os Fatores Críticos de Sucesso que impactam na sua satisfação. Na prática, quando um cliente pensa em reclamar, Customer Experience já olha para dentro da empresa e “atira uma pedra” no gestor ofensor ou negligente. O resultado da área de Customer Experience é simplesmente imprescindível para manutenção da satisfação do cliente que impacta diretamente a Marca.

No exemplo. Seguindo a construção do mapa estratégico veja como planejar a perspectiva Transformação Digital com Seus OKRs e respectivos KPIs

Clique aqui para download do artigo completo

Sair da versão mobile