Ícone do site brandME

A Análise de Mercado no Planejamento Estratégico

Na análise de mercado é importante listar as escolhas e, principalmente, as não escolhas.

Um dos erros comuns que gestores geralmente cometem, refere-se a ausência de mapeamento, observação e acompanhamento do grupo de variáveis do mercado que impactam diretamente o negócio da empresa.

O agrupamento das variáveis com acompanhamento sistêmico previnem acidentes de percurso que podem ser fatais.

Uma boa prática é elaborar uma síntese em 1 ( um ) slide seguindo o modelo de análise PESTAL, que significa análise dos fatores: Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Legal.

A metodologia auxilia os diretores a observar, debater e principalmente construir cenários que permitam tomar ações preventivas e corretivas.  

A análise do ambiente mercadológico não tem função nenhuma se a empresa não ajustar sua postura conforme as oportunidades e ameaças, que aparecem e desaparecem no radar definido com a metodologia PESTAL. 

A mudança de postura almejada também exige evidências que provam que a empresa realmente está se adaptando. Na prática, a maioria das empresas dizem que vão fazer ajustes e mudanças, mas normalmente não conseguem sair do discurso ou de um slide em powerpoint. 

Muito cuidado com líderes habilidosos na articulação escrita e falada. Muitos deles lideram sua empresa para uma mudança cuidadosa e adaptação. Outros, malandros, não conseguem executar o planejado. Na dúvida, cobre detalhes, cronogramas e exija follow up regulares sobre o progresso na execução.

Sair da versão mobile