gestão do planejamento estratégico
Como elaborar um Planejamento Estratégico passo a passo e esquematizado
O Planejamento Estratégico é definido pela construção das competências que a empresa precisará para alcançar sua visão de futuro, é simples assim e não ouça ninguém que te ofereça uma definição mais complexa que essa simples frase.
Te garanto que o sucesso do plano estratégico está na simplicidade porque você vai ter que trabalhar duro para implementar, por essa razão não pode ser complexo. Agora, se você não tem uma visão de futuro é porque você não sabe para onde seu negócio está indo. Se esse é o seu caso, é porque você é apenas um acumulador de dinheiro e não um empreendedor.
Na prática você tem sua empresa apenas para pagar seu salário e seus luxos, mas não tem como ambição construir uma organização e uma marca perene. Não tem problema nenhum ser um acumulador, nem ser um empreendedor.
O que tem problema é você confundir, ou seja, querer ser um acumulador, e ao mesmo tempo ter a ambição de empreender para fazer a empresa crescer e perenizar. Sinto lhe informar mas essa possibilidade não existe. Para saber qual é seu caso, o diagnóstico é extremamente simples e certeiro. Preste atenção se você que pode ser um diretor sênior da empresa, ou você que pode ser o dono, têm paixão pela empresa. Preste atenção se você investe na sua marca que não seja daquela forma inútil e preguiçosa que é jogar um monte de dinheiro no lixo comprando GoogleAds. Preste atenção principalmente, que é o pior dos possíveis diagnósticos, se você tem paixão pelo cliente e pelo canal de vendas, aquele que você nunca visita, apenas critica.
A seguir listamos as etapas de construção de um planejamento estratégico compreensível e eficaz.
A PRIMEIRA é a Visão de Futuro que representa a única estratégia da empresa. Gestores obsoletos confundem temas estratégicos com temas estruturantes. Na prática do meu dia a dia, eu vejo empresas tão deficitárias de líderes competentes com processos estáveis e automatizados, que se esse for seu caso, acredite, você precisará de no mínimo dois anos para construir uma estrutura mínima, básica, antes de se começar a se arriscar a pensar de forma estratégica e construir as novas competências que te levarão para o futuro. Por exemplo, segue um check list para você entender em que fase está sua empresa. Responda sim ou não para as seguintes perguntas que são bem simples.
- Você tem CRM na gestão de vendas?
- Você tem um orçamento definido para o o ano fiscal e sabe qual será sua capacidade de gerar caixa?
- Você sabe quando dinheiro precisa de capital de giro para financiar o seu ciclo financeiro?
- Você sabe se sua dívida é maior que sua capacidade de gerar caixa ?
- Você investe na sua marca na forma de conteúdo.
- Você tem mapeado todos os pontos de contato com seu cliente ?
- Você tem PCP ou WMS implementado na sua operação?
- 100% dos processos internos são automatizados pelo seu ERP?
- Você tem um RH que cuida do desenvolvimento dos seus líderes?
- Você tem um roadmap de inovação que coloca sua empresa na frente dos seus concorrentes?
Um habito excêntrico e bizarro que vivencio, é ver acumuladores sem paixão pela empresa, aqueles que ficam décadas sem investir em nenhum produto ou serviço novo, daqueles que deveriam surpreender seus clientes. Apesar disso, eles por qualquer fenômeno também têm muita pressa e muita ambição de crescer as vendas. Sim é um fenômeno bizarro, mas acredite é muito comum. O fenômeno é tão inexplicável que muitos deles ainda vocalizam bravamente, eu nasci de 6 meses. Como se isso fosse uma virtude ou alguma espécie de super poder.
A atitude de acumulador é marcada por passarem um, as vezes dois anos sem lançar nenhum produto ou serviço. Por preguiça ou negligência também não investem na marca, nem ao menos para colocar um inútil post que foi feito pela sobrinha de 18 anos com uma conta gratuita de canvas. Mesmo assim, sempre que perguntados, eles gostam de se exibir, vocalizando com energia e brilho nos olhos suas lorotas sobre serem inovadores, acreditam que faz parte da sua essência.
A visão de futuro para se materializar exige relação contínua com o cliente, exige escutar o canal de vendas, exige conhecer o mercado que é mutante, visitando feiras e congressos nacionais e internacionais buscando por pistas que possam iluminar o futuro do segmento que a empresa está inserida.
Exige acompanhar de perto as empresas líderes mundiais, as chamadas trendsetters, e conhecer o que estão oferecendo como produtos e serviços, e principalmente validando se o seu roadmap que é o resultado do trabalho de pesquisa e desenvolvimento está em linha, ou seja, compatível com as tendências.
Seu o seu brilhante e vigoroso time de pesquisa e desenvolvimento não está seguindo de forma disciplinada os líderes mundiais de seu segmento, e também a movimentação dos seus concorrentes, está na hora de você se livrar dele antes que ele leve sua empresa para ruína, onde seu cliente te compra apenas quando você oferece o menor preço.
A visão de futuro também funciona como um propósito, no sentido de tocar no coração dos líderes e colaboradores que trabalham na empresa. Se você acha que isso é romântico, e é só colocar uma frase bonita no refeitório da empresa, será bem fácil identificar o nível de proficiência dos seus líderes. Eles apenas aparecem para trabalhar pelo salário, e te garanto, pode conferir que eles não leram nenhum livro nos últimos 2 anos, e nem fizeram qualquer tipo de curso de atualização.
A conclusão é simples, como sua empresa não tem visão de futuro e nem sabe para onde está indo, sua empresa atrai líderes compatíveis, ou seja, líderes obsoletos e despreparados que não vão te levar a lugar nenhum. A boa notícia é que está tudo certo, ou seja, sua empresa que não tem uma visão de futuro, também não tem um time de profissionais, apenas de voluntários baratos. Não reclame que sua empresa não cresce e está perdendo mercado e rentabilidade porque seu plano está perfeito.
A visão de futuro além de atrair, principalmente retém talentos. É uma atitude fácil de identificar no brilho dos olhos de líderes quando brigam por algum tema estratégico. Seu bom humor e harmonia são indestrutíveis não importa o calor dos debates. São sempre construtivos e invariavelmente constroem novas competências que serão os pilares essenciais para o futuro da empresa. São empresas apaixonáveis para se trabalhar por muito tempo porque são feitas de líderes que além de brilhantes e proficientes, também são apaixonantes porque compartilham o seu conhecimento e atitude que inspiram toda a organização.
Quando você embarcar num processo de planejamento estratégico lembre-se, os gestores que te trouxeram até aqui não necessariamente serão os mesmos que te levarão para o futuro. Não é nada pessoal, mas sua empresa terá que escolher entre desenvolver que levará tempo, ou pagar por líderes atualizados e melhor equipados para acelerar o processo.
A SEGUNDA etapa está relacionada aos Valores da Empresa. Os valores servem como um código de conduta que harmoniza as relações. É obrigatório disseminar e reconhecer os valores porque a empresa inovadora sempre está pisando em solo desconhecido, já que a inovação exige a coragem de tomar risco que é a definição mais assertiva sobre ser um empreendedor.
A empresa sem os valores bem definidos, estimula o comportamento de líderes idiotas, ou nesse caso só idiotas, aqueles que gritam, tem chilique e muitas vezes são até desrespeitosos. Tem também o comportamento defensivo típico daquele incompetente que trava o pensamento estratégico, e trava principalmente o ritmo de execução. Ambos os comportamentos são comprovadamente ativados pelo medo, por isso a disseminação dos valores é importante, ou seja, eles formam uma barreira que estimula a tomada de risco dentro de um perímetro bem definido que não coloca a empresa em riscos.
Nessa etapa o único objetivo é substituir os valores individuais pelos valores funcionais que são mais seguros quando você trata das relações multidisciplinares da porta da empresa para dentro. Os valores funcionais podem ser, por exemplo:
- Verdade e transparência
- Domínio do conhecimento
- Disciplina e atenção aos detalhes
- Orientação ao cliente
- Orientação à resultados
- Zelo e senso de dono
- Tomar risco quando bem informado
São os valores que levam a harmonia aos times multidisciplinares enquanto mantém um ritmo de execução forte, típico de um time de altíssimo desempenho.
Existe uma única possibilidade disso não funcionar que é quando os diretores sênior da empresa, não servem como exemplo de atitude, e nem exigem com austeridade que seus líderes sejam aderentes aos valores da empresa. Infelizmente, na prática do meu dia a dia, encontro gestores e líderes desequilibrados, que não conseguem praticar uma comunicação pacificadora transformando a empresa num verdadeiro inferno.
A TERCEIRA etapa é Construir o Mapa Estratégico que é organizado em 6 perspectivas que falaremos detalhadamente nos próximos episódios. O mapa estratégico deverá servir como um oráculo, ou seja, deverá organizar apenas as escolhas estratégicas, aquelas que conduzirão a empresa com absoluto foco na direção daquela frase que resume o que foi estabelecido como visão.
O mapa estratégico está organizado em 6 perspectivas. A primeira é a perspectiva do capital humano que fala sobre seus líderes, a segunda sobre sua organização e processos internos. A terceira sobre a experiência do seus clientes, a quarta é sobre inovação, a quinta é sobre sua marca, e por último a sexta perspectiva que é a financeira.
Essa especificamente é a resultante, ou seja, se você fez tudo certo nas anteriores sua empresa vai crescer e principalmente aumentar sua margem ebitda. Uma palavra sobre a margem ebitda, você só pode se considerar um empreendedor se criar valor para sua empresa através na inovação. A única variável que pode te julgar como empreendedor bom ou ruim é o crescimento da margem ebitda. Sobre isso falaremos no ebook sobre como criar cultura orçamentária com visão de ebitda.
Você deverá ter absoluta certeza que para cada perspectiva do mapa estratégico, a empresa tenha profissionais talentosos, que são verdadeiros líderes brilhantes, atualizados e com atitude impecável. Eles que vão engajar os times multidisciplinares e conduzir com bom humor e harmonia um processo de execução com ritmo, seguro e sem perder o foco.
Uma organização de alto desempenho, é formada por líderes talentosos com o perfil compatível com o desafio, ou seja, aqueles desafios estratégicos que foram declarados no mapa estratégico e que estão sobre sua responsabilidade.
A QUARTA, é sobre o Acordo de Metas e Métricas que também falaremos em detalhe nos próximos capítulos. Cada estratégia deverá ser desdobrada em etapas que serão executadas ao longo de um tempo determinado.
As metas e métricas deverão ser formadas respectivamente por etapas que representam pontos de controle, e por métricas que exclusivamente deverão permitir uma intervenção, caso saiam do trilho por qualquer motivo. Nunca, em hipótese nenhuma, escolha metas e métricas daquelas tipo senso. Esse tipo de métricas simplesmente não servem para nada. Metas e métricas deverão ser qualitativas, nunca quantitativa. Se você tem mais que dez, você certamente está confundindo metas com listas de tarefas. Na minha prática do dia a dia posso te afirmar que sempre que isso acontece, é porque você não confia no seu time, e usará os indicadores apenas para auditar que é uma das atitudes mais inúteis e bizarras que podem acontecer ao longo do processo de execução do planejamento estratégico.
As reuniões semanais de acompanhamento são absolutamente obrigatórias por uma simples razão, serão cinquenta e duas potenciais intervenções por ano que poderão ser feitas para corrigir os problemas que acredite, eles certamente aparecerão ao longo do caminho e acredite também, o time não vai saber de primeira como resolver imediatamente, ou seja, exigirá estudo e cautela antes de tomar uma decisão.
Diariamente, infelizmente, eu vejo muita decisão tomada com ímpeto e ansiedade que em 100% das vezes, dá errado, além de colocar a empresa em risco. O bom desse tipo de decisão é que quem tomou é quem paga o preço, inclusive sobre a descontinuidade da empresa que é o preço mais severo, mas não é tão incomum como poderíamos imaginar. No check list que falamos anteriormente, têm uma penca de decisões com ímpeto que foram tomadas cada vez que você respondeu não, para qualquer uma daquelas perguntas.
Lembre-se, principalmente se você foi um gestor que foi acumulador ao longo de muitos anos, e agora decidiu mudar, sua empresa está iniciando um processo de construção de novas competências, portanto, precisarão aprender conquistar novos conhecimentos e experiências que exigirão paciência já que a curva de aprendizado é natural. Nessa etapa o erro será muito comum. Seus chiliques, sua síndrome de sabichão e seus ataques de pânico, não são benvindos ao longo dessa fase. Infelizmente, você deverá aprender e amadurecer para ser reconhecido como o mais maduro dos líderes. A única coisa que deverá sair da sua boca deverá ser, como posso te ajudar.
Seus líderes deverão ter respeito por você a ponto de nunca deixá-lo na mão, e nunca apenas fazer o que você quer, e falar o que você quer ouvir porque eles precisam manter o emprego.