O Fim do Marketing

Neste texto vamos falar exclusivamente sobre marca e marketing, especificamente como construir uma marca que vende, se utilizando de IA e machine learning para construir e reforçar seus atributos e fundamentos ao longo da construção de uma narrativa que seja coerente e consistente

Ebook BrandMe O Fim do Marketing

Cadastre-se para receber receber o ebook

    Neste eBook vamos falar exclusivamente sobre Marca e Marketing, especificamente como construir uma Marca que vende se utilizando de IA e machine learning para construir e reforçar seus atributos e fundamentos, ao longo da construção de uma narrativa que seja coerente e consistente.

    Estamos realmente presenciando o fim do marketing? Já discutimos em artigos anteriores o impacto da IA e do machine learning no CRM, no planejamento e controle de produção para indústrias e no planejamento e controle da operação para serviços. Agora, no entanto, precisamos entender como essas transformações impactam diretamente a estratégia de marca e o futuro das empresas.

    IA substituindo sistemas monolíticos?

    O fato é que temos plena convicção de que esses sistemas desaparecerão da forma que conhecemos. O ERP monolítico, o CRM, o PCP e o WMS deixarão de existir como sistemas tradicionais. No entanto, suas metodologias continuarão essenciais. Nesse cenário, IA e machine learning transformarão esses sistemas obsoletos, eliminando a necessidade de operação e parametrização manuais.

    Atualmente, essas tarefas são realizadas por gestores ineficientes, resultando em baixo desempenho. No futuro, esses sistemas se tornarão autônomos, baseados exclusivamente em dados, alcançando, assim, uma eficiência preventiva e preditiva excepcional.

    As duas etapas da jornada da construção da Marca

    1. Primeiro, conquistar o reconhecimento espontâneo da marca. Quando o cliente pensar em comprar seus produtos ou serviços, sua marca deve surgir imediatamente na mente dele. Nesse momento decisivo, você disputará espaço com seus três principais concorrentes. Portanto, é fundamental construir uma presença sólida e consistente.
    2. Segundo, diferenciar sua marca com uma narrativa coerente e consistente ao longo do tempo. Infelizmente, essa tarefa dá trabalho. A única maneira eficaz de comunicar sua marca e a proposta de valor dos seus produtos e serviços é contar uma história de forma humanizada. Sem uma história envolvente e autêntica, sua marca se perderá em meio à concorrência.

    Portanto, ao longo dessa jornada, sem atalhos possíveis, seu objetivo deve ser conquistar o status de autoridade. Na prática, isso só ocorre se sua marca aparecer sistematicamente na primeira página do Google de forma orgânica. Para isso, é essencial produzir conteúdo relevante, manter coerência estratégica e adotar tecnologias que potencializem a visibilidade da sua empresa.

    Claro, você não precisa acreditar nisso, que o fim do marketing está acontecendo. Contudo, se abrir mão dessa estratégia, também abrirá mão de qualquer ambição de perenizar sua empresa por meio da sua marca. Por isso, se preferir, continue despejando posts irrelevantes e repletos de informação descartável nas igualmente inúteis redes sociais. Mas não se engane: essa abordagem não construirá valor nem trará resultados sustentáveis no longo prazo.

    Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e siga nossas trilhas de conhecimento.