Blog da brandME

Sua Empresa tem Capital Intelectual?

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  October 29, 2020  Planejamento Estratégico

POST - 3 - cap intelec - MAPA ESTRAT 5 ETAPAS  -  POST BASE.jpg

Trabalhar todos os dias por 20, 30 anos fazendo as mesmas coisas é como se voasse em círculos, ou seja, não sai do lugar e só enxerga o mesmo cenário por décadas. É como se você tivesse 1 ano de experiência profissional apenas e outros 19, 29 fazendo a mesma coisa.

É um erro associar seu capital intelectual apenas considerando os anos de trabalho de um determinado grupo de profissionais.

A maioria dos empreendedores julga que o valor da sua empresa está na sua fábrica (indústria), no seu estoque (distribuidor), nos seus clientes (prestador de serviços), ou nas pessoas (terceirização). Infelizmente isso tudo é perecível. Sem a construção do capital intelectual, o valor de venda da sua empresa é como se fosse “por Kg”.

O valor – valuation – real da sua empresa está no cuidado, na documentação e no armazenamento do acervo de inovações e melhorias continuas que trouxeram sua empresa com rentabilidade até esse momento da história. Foi esse acervo que fez sua empresa melhor que seus concorrentes ao longo dos anos. Esse acervo chama-se Capital Intelectual.

[Capital Intelectual] é uma somatória do seu [Capital Humano] formado pelos profissionais com “skill” compatível com seus desafios organizados [ Capital Organizacional ] por um planejamento estratégico compreensível elaborado para atingir a Visão de futuro da Empresa.

Existe um único indicador inquestionável que mede esse sucesso. O incremento, ano a ano, da “margem ebitda” que, além do resultado, julga principalmente a sua competência como CEO, diretor executivo ou empreendedor.

Se esse acervo (o Capital Intelectual) não foi construído, repare com atenção! “sua empresa parece um cartório” – formulários em papel, carimbos e assinaturas, armários de ferro com pastas, sala com caixas e caixas de documentos. Se essa é sua empresa, ela só vale o ebitda do último trimestre mais umas moedas que pagarão pelo “Kg” de “qualquer coisa” que você possua como ativos. Caso aconteça uma oportunidade de venda, nem pense em “múltiplos” de ebitda porque você não fez sua lição de casa.

Esse é o preço a ser pago por ter optado pelo amadorismo (“a síndrome de sabichão”) versus o profissionalismo de uma equipe de líderes bem formados, essencialmente técnica, motivada e bem remunerada.

Clique aqui para download do artigo completo

Leia mais

Todos os posts