Todos já estão em fase de entendimento para depois transformação, migrando seu CRM antigo para Inteligência artificial. Migrando também o seu time de vendas antigo para um time responsável não apenas pelas vendas, mas principalmente pelo sucesso do cliente, ou seja, pelo nível de satisfação do cliente quando interage com a empresa em qualquer nível
Num próximo estágio esse time não mais recebera prêmio pelas vendas, mas pelo nível de satisfação do cliente. Pela minha intuição, nessa etapa o vendedor que não for extinto pela IA porque é um vendedor de verdade, um vendedor excepcional, ganhará 3 vezes mais prêmio comparando com o que ganha hoje e melhor, custando zero reais para a empresa contratante porque ele vai construir cada real que recebe de prêmio, expandindo as vendas pela relação com clientes e mercados.
Cada exemplo que conversaremos a seguir será sobre um determinado segmento de mercado que faz parte da prática do meu dia a dia. Vamos dividir essa conversa em duas etapas. Primeiro um pedaço de conceito porque não tem nada mais prático que uma boa teoria, e na sequência vamos analisar o impacto em cada negócio.
A IA vai definitivamente substituir os sistemas de CRM que conhecemos hoje, simplesmente pelo fato desses sistemas falharem na construção de um plano de contas eficiente, que é aquele que permite que o time de vendas, além de vivenciar o cliente, principalmente dominar todas as oportunidades que uma conta poderá te proporcionar no tempo. Inclusive aquelas oportunidades onde o cliente ainda nem está pensando em comprar.
Nesse breve texto vamos conversar como você deverá fazer essa transição na sua empresa. Na prática, vamos falar sobre porque você vai substituir o velho sistema de CRM tradicional que ficou ultrapassado, antes mesmo de você conseguir fazer funcionar corretamente. Você vai substituir seu velho CRM por um sistema de gestão autônoma de vendas baseado em IA e machine learning, que é chamado de sistema de recomendação ou Recommendation Systems.
Esse sistema torna impossível para seu vendedor sabotar como fez com seu CRM atual, portanto, essa batalha dessa vez é você quem vai ganhar e não o vendedor, digo aquele vendedor ou representante comercial que você por preguiça e falta de responsabilidade com sua empresa, se tornou refém ao longo dos anos