Pessoas sem processo não funciona, processos sem pessoas, digo profissionais adequados, funciona menos ainda, e finalmente as pessoas corretas com processos também corretos, mas sem o apoio da tecnologia que é essencial para automação, para o monitoramento e principalmente para eliminar atividades repetitivas, é absolutamente impensável.
Se essa frase te parece complexa ou você não entendeu, é porque você hoje já é refém daquele seu gestor que nunca documentou nenhum processo. Infelizmente a tarefa da mudança de hábito demanda uma energia e paciência gigantesca e, pior, isso não é certeza de sucesso. Sua única saída é treinar, =capacitar ou substituir porque por iniciativa própria seu líder gestor, em hipótese nenhuma vai se sensibilizar e começar a mapear e documentar agora.
O diagnóstico da empresa que ainda não conseguiu a estabilidade e a repetibilidade nos processos é muito simples. Mas mesmo assim, te garanto pela prática do meu dia a dia que levará muito tempo para esse tipo de empresa sair desse buraco, porque são empresas que tentam incansavelmente vencer pela capatazia e pelo adestramento dos colaboradores. Na prática é a empresa que só aceita que seja feita do jeito do dono ou do diretor sênior, que são os capatazes. Eles exigem listinhas de tarefas e às vezes até checklist. Eles somam à capatazia aquele o desejo incontrolável do adestramento de seus profissionais que como são desqualificados e precisam do salário para pagar suas contas aceitam passivamente. Profissionais qualificados não trabalham nesse tipo de empresa.
A capatazia com adestramento é uma batalha perdida porque vai contra a natureza humana, confunde o ser humano com algum tipo de animal doméstico, ou seja, na prática as relações que deveriam ser construtivas, baseadas em idéias, argumentos e contra argumentos, são substituídas pelo bizarro ataque e defesa que se transforma numa atitude padrão. Se isso acontece na sua empresa, entenda de uma vez por todas que essa é a pior, entre as piores coisas que pode acontecer com ela ao longo da jornada.