Perspectiva da Inovação com IA

Um primeiro conceito sobre inovação que deve ser desmistificado é que inovação não significa ter ideias revolucionárias e aleatórias. Inovação também não deve ser confundida com uma patologia chamada síndrome de insatisfação crônica, cujo diagnóstico mais comum é que tudo está sempre uma merda.

Ebook BrandMe Perspectiva da Inovação com IA

Cadastre-se para receber receber o ebook

    Inovação para funcionar bem tem que ter absoluto foco nos investimentos que serão cuidadosamente direcionados para posicionar a empresa conforme sua visão de futuro. As iniciativas de inovação deverão impactar a empresa em 5 áreas que conversaremos ao longo desse texto.

    O primeiro impacto, e também o mais importante, é a inteligência de mercado e a gestão do portfólio de produtos e serviços, seguido pela melhoria da produtividade nos processos, em terceiro na experiência com a marca, e por último vem o impacto no modelo de negócio. Planejamento estratégico não é sobre rituais esotéricos, mas sim sobre construir novas competências que sua empresa vai precisar no futuro, mas ainda não tem.

    Preste atenção em duas coisas que são limitantes para o sucesso nessa jornada de inovação. O primeiro é que tecnologias disruptivas como inteligência artificial, deverá obrigatoriamente ser uma arma presente no seu planejamento estratégico. Se você não usar IA contra seu concorrente ele vai usar contra você. E também você deverá construir politicas sólidas de ESG, porque provavelmente no próximo ano seus fornecedores e clientes não mais comprarão de você. Não brinque com esses dois temas, e se você ainda não conhece nenhum deles, peça ajuda profissional imediatamente.

    E segundo, você tem que ser apaixonado pela sua empresa e pelo seus clientes. Na prática do meu dia a dia estimulando empreendedores na elaboração do planejamento estratégico, observo um desafio complexo que é despertar e cultivar o empreendedorismo. Empreender exige visão, paixão pela empresa e coragem, mas infelizmente a pobreza expressada pela bizarra frase ,“quanto isso custa?”, desmonta qualquer possibilidade de qualquer estratégia dar certo. Essa frase representa um diagnóstico simples de falta de paixão pela empresa, que cria uma espécie de preguiça mental onde esse ser humano infeliz, quer colher o resultado de algo que não investiu um centavo. Infelizmente esse comportamento não tem cura, é típico daquele pseudo empreendedor que por necessidade ou herança ainda carrega empresa por sorte, que é temporária, mas ele deveria mesmo é ter buscado por um emprego público ou CLT.

    O verdadeiro empreendedor é aquele que nunca falha porque, além da coragem tem também resiliência e principalmente paciência por respeitar a natural curva de aprendizado que um projeto estratégico exige. Usa sempre a frase correta que é aquela que estimula todos que estão ao seu redor, é a frase que retém seus melhores talentos, que é: “Qual o impacto futuro no ebitda que investimento nos trará?”