Transformação Digital: Processos Internos

Seus líderes não precisam mais perder tempo desenhando e automatizando processos. Foco na produtividade individual e em grupo.

Seus líderes não precisam mais perder tempo desenhando e automatizando processos. Foco na produtividade individual e em grupo.

A Transformação digital na sua empresa está no centro do seu Mapa Estratégico?

Se sua empresa almeja perenidade, certamente seus líderes são orientados por um planejamento estratégico que representa de forma sintetizada a integração das escolhas estratégias que a levarão na direção da sua Visão de Futuro.

Se sua empresa não tem um Mapa Estratégico, nem Visão de Futuro, sua empresa existe apenas para pagar o salários de seus funcionários e satisfazer desejos e vaidades dos sócios. Então apenas usufrua ( sugue seus recursos financeiros… ) sem grandes perspectivas até que a empresa desapareça do mercado naturalmente. Nesse caso, sem planejamento estratégico e visão de futuro, o fim da empresa é inevitável.

Seus líderes são gestores de processos? Não existe transformação digital sem gestores de processos.

Se sua empresa não possui gestores de processo com foco na estabilidade e previsibilidade dos resultados esperados por suas respectivas áreas e, também não tem gestores que buscam incansavelmente, continuamente, por melhorias de produtividade, substitua essa gente imediatamente. Na luta diária pela manutenção da rentabilidade e menos custo, esse tipo de empregado ruim é seu principal inimigo.

O símbolo máximo, inquestionável, inadmissível, da falta de processo dá-se quando um dos seus péssimos líderes te pedem alguém para ajudar. Quantas vezes você já não ouviu a frase – “preciso de alguém para me ajudar” e, porque sempre pode piorar, a frase ainda é completada por – “…pode ser até um estagiário”.

Livre-se desse tipo de líder antes de iniciar qualquer iniciativa de Transformação Digital. Se optar pela teimosia ou preguiça, espere pela tragédia que será seu processo de execução. Livre deles mesmo que tenha que substituí-los por um estagiário bem formado, daqueles olham com “cara de deboche” para os velhos e cansados trabalhadores que ainda se utilizam Excel como ferramenta de gestão. Sempre é “melhor capacitar um leão que empurrar um jumento”.

A única equação que funciona para que a Transformação Digital atinja o sucesso é muito simples. Combina pessoas, processos e tecnologia. Funciona como uma espiral positiva que, uma vez dinamizada, será muito difícil freiar seus efeitos positivos.

  1. Pessoa certa sem processo, não funciona. Livre-se desse gestor.
  2. Processo certo com pessoal errada, não funciona. Livre-e desse gestor !
  3. Pessoa certa com processo certo. PARABÉNS !!! Cuide e retenha esse líder a qualquer custo. Ao longo do processo de TD será obrigação do seu especialista em TI apontar soluções para automatizar processos – workflow. – Caso contrário, se houver resistência, livre-se do seu líder de TI. Se ele não entende a importância e como implementar TD, ele não servirá para absolutamente mais nada.

Transformação digital é sobre produtividade individual e em grupo. É sobre estabelecer um ritmo de execução de alto desempenho.

O mapa estratégico tem 3 objetivos:

  1. Profissionalizar sua gestão conectando ( criando sinergia ) entre seus líderes.
  2. Criar um ritmo de execução seguro e de alto desempenho.
  3. Construir novas competências que serão exigidas para alcançar sua Visão de Futuro.

Empresas sem Mapa Estratégico cultivam apenas capatazes medíocres. Por reconhecerem sua incompetência, não toleram críticas e se escondem atrás do seu crachá de patrão como se fosse “sua espada” protegendo a sua última refeição. Livre-se dessa gente, mesmo que seja seu sócio ou familiar. Nesse caso, substitua por uma gestão profissional jovem, vibrante e motivada.

Agora que seu RH parceiro – business partner – já contratou um time talentoso, unido e engajado por uma cultura organizacional acolhedora e um Mapa Estratégico simples e compreensível, é hora de acelerar a Transformação Digital repensando os processos internos. Considere duas perspectivas para “limpar o caminho” ao longo dessa jornada vibrante de renovação na gestão da sua empresa.

1. Perspectiva da infraestrutura de TI: Elimine qualquer vestígio da infraestrutura de TI, incluindo hardware e software. Imagine que infraestrutura de TI é como energia elétrica e água potável que “chegam a sua porta”. Estabeleça uma lei ditatorial que determina que:

“ …Nessa empresa, nunca mais quero ver nenhum servidor, no-break, sistema de backup & recovery, não quero comprar mais nenhum notebook, pagar licença de Office, nem impressora e muito menos quero ficar subindo em cadeira para restartar wifi, tirando e colocando na tomada”.

Daqui para frente contrate uma empresa especializada em operar serviços em TI que mantenha seu ambiente sempre “rodando”, atualizado, seguro e alugue, não compre, seus computadores e impressoras. Essas empresas também oferecem uma equipe de help desk que auxilia seus usuários via acesso remoto no escritório ou home office.

Empresas especializadas em serviços de TI são custo, NÃO DESPESAS. Elas tem impacto positivo no seu resultado – ebitda – ale’m de não consumirem – capex – que deverá ser usado exclusivamente para financiar projetos estratégicos.

2. Perspectiva dos sistemas de Apoio a Gestão: Contrate um profissional de tecnologia que entende do seu negócio e interage bem, de forma construtiva, com as diferentes áreas da empresa. Esse profissional terá como única missão encontrar a melhor solução para automatizar seus processos – workflow. Em hipótese nenhuma essa solução passará pelos ERPs monolíticos e desajeitados como por ToTvs, SAP, Oracle. Em casso de insistência, livre-se desse profissional de TI e essa ideia bizarra de manutenção do ERP monolítico desaparecerá junto com ele.

A direção a ser tomada será por aplicativos específicos que:

  1. Operam como SaaS – Software as a Service.
  2. “Rodam”, exclusivamente em nuvem.
  3. Acesso remoto via App no celular. Eliminam email e grupo de Whatsapp como forma de comunicação.
  4. Permitem interface com ferramentas de BI.
  5. Não cobram por “set up” nem taxas de manutenção.
  6. Interface Interativa com usuário. Não precisa de treinamentos específicos além dos vídeos já existentes no Youtube.
  7. Permitam extração simples dos dados.
  8. São cobrados por usuário e conforme a utilização dos recursos, nunca por licença corporativa.

Alguns exemplos de Apps Específicos:

  • Vendas CRM – pipedrive, sharpspring, agendor
  • Acompanhamento de projetos – Trello, Monday, Asana,
  • Acompanhamento de Serviços em campo – Jira e Agora
  • Qualidade e Customer Experience – Qualiex
  • RH – Sólides,
  • Financeiro – ContaAzul – Omie
  • ecommerce – OpenCart, VTex
  • Site – SquareSpace, Wix, WordPress
  • Suite – Office 365, GoogleWorkspace
  • Marketing – RD Station, Mailchimp, Hubspot
  • EAD com gamification – Robbynson , Engage
  • Customer Service Ominichannel – Zendesk, OctaDesk
  • PABX – com sistema VOIP em nuvem
  • Pesquisa – Google Form, SurveyMonkey
  • OKRs e KPIs – Weekdone
  • Business plan -MindMeister ( mindmap ), canvas

BI Como ferramenta de apoio na tomada de decisões

O conjunto dos Apps que automatizam seus diversos workflows, deverá ser integrados numa única base de dados – data lake – que permite que uma ferramenta de BI como PowerBI, Qliq, Tableau por exemplo, extraiam as informações num formato gráfico, de simples compreensão, permitindo um diagnóstico assertivo, sendo uma excepcional tomada de decisão. Isso tudo está disponível “quase que gratuitamente” e com incrível performance.

O BI permite que os novos líderes da empresa empreendam sua função tomando novas decisões. Permite que cuidem da sua área, dos seus colaboradores, dos seus processos, da melhoria contínua e da produtividade pela aplicação da tecnologia. A recompensa será seu bônus pago com alegria pelo excepcional desempenho da sua área no final do ano fiscal. Lembre-se que, se você já é um desses líderes e não foi recompensado, está na empresa errada. Não perca seu tempo e mude logo de empresa.

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