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A importância da visão de futuro da empresa

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  October 8, 2020  Planejamento Estratégico

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A visão de futuro da empresa significa para onde seu negócio está indo.

Ela representa sua única estratégia e, cada frase, cada palavra, deverá ser representada no mapa estratégico por seu respectivo projeto estratégico.

Um erro comum, amador, é a empresa achar que tem várias estratégias. Está errado! A empresa só tem uma única estratégia que é a expressada na Visão de Futuro da empresa.

A visão de futuro quando elaborada de forma compreensível, aponta para onde o negócio está indo e, provoca o empreendedor, CEO, seus diretores e líderes a se transformarem já que essa é a única meta a ser alcançada. O sucesso deverá, inclusive, condicionar o seu bônus e também a sua empregabilidade.

O caminho que trouxe a empresa até esse ponto da história NÃO SERÁ o mesmo que a levará para o futuro. Qualquer variação dessa frase significa preguiça e comodismo e a “conta” a ser paga será bem cara. Primeiro, você terá apenas funcionários “assistentes” que fazem apenas o que você manda, mesmo porque eles já não têm mais “saco” para discutir e, portanto, vêm ao trabalho porque precisam do salário. Segundo, na grande maioria das vezes, sua empresa vive por décadas das vendas de apenas um (1) produto que já está obsoleto e só consegue ser vendido pelo menor preço, e vendido apenas para um (1) segmento de mercado. É um cenário típico da empresa que parou no tempo por falta de paixão e visão.

Reenergize imediatamente a empresa através de um planejamento estratégico que revigora os seus líderes pela renovação das perspectivas de futuro. Revigora porque oferece um propósito e, porque muda completamente o clima organizacional fazendo a empresa voltar a pulsar.

Como só existe uma única estratégia, aquela expressada pela Visão de Futuro, o mapa estratégico determinará o caminho que O caminho que trouxe a empresa até esse ponto da história não será o mesmo que a levará para o futuro. será percorrido através da construção de cada projeto estratégico que trará para empresa novos conhecimentos e novas competências.

Na prática isso significa contratar: novos profissionais; comprar empresas que complementam seus produtos e serviços; investir em expansão de operação ou de penetração em novos mercados e novas regiões, aplicar tecnologia para tornar o negócio mais produtivo e revitalizar a marca. Os efeitos e resultados são excepcionais e a empresa volta a celebrar até as pequenas conquistas.

O conjunto de Projetos Estratégicos conectados e organizados no Mapa Estratégico cria um ritmo de execução exigindo de seus respectivos líderes sinergia, foco e disciplina.

O Mapa Estratégico demonstra em apenas uma página como a sua empresa alcançará a sua Visão de Futuro e, portanto, sem mapa estratégico, sua empresa não tem como chegar a lugar nenhum. Será simplesmente impossível !

Por exemplo, se sua Visão de Futuro expressa que:

  • Se tornar uma referência: terá que ter um projeto estratégico bem definido com metas e métricas que ajudem a empresa a progredir até que uma pesquisa com clientes, por exemplo, demonstre que a empresa conseguiu ser reconhecida como uma referência em seu segmento. É o seu cliente quem julga.
  • Conquistar liderança: terá que ter um outro projeto estratégico para ganhar “market share” até que consiga se tornar o líder. É o seu cliente quem julga.
  • Ser reconhecido por: terá que ter um outro projeto estratégico que construa sua Marca com respectivos atributos que serão reconhecidos e lembrados por O Mapa Estratégico demonstra em apenas uma página como sua empresa alcançará sua Visão de Futuro portanto, sem mapa estratégico, sua empresa não tem como chegar alugar nenhum. É simplesmente impossível! seus clientes na hora da decisão de compra. É o seu cliente quem julga.

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