Blog da brandME

As 5 etapas para construir um Mapa Estratégico em sua empresa

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  October 29, 2020  Planejamento Estratégico

POST - 4 - etapas - MAPA ESTRAT 5 ETAPAS  -  POST BASE.jpg

Mapa Estratégico – Representa suas escolhas e , principalmente as “não escolhas” para alcançar sua VISÃO. Sem ela, sua empresa é um amontoado de gente batendo cabeça. Não chegará a lugar nenhum.

As cinco etapas para construir um mapa estratégico são:

#1 – Construir valor para organização – Construa um empreendimento perene.

#2 – Inovação – Entenda como conquistar uma reputação impecável para sua Marca.

#3 – Experiência do cliente – Como dominar todos os pontos de contato que impactam na experiência e satisfação do cliente.

#4 – Transformação digital – Como masterizar a produtividade individual e em grupo para alcançar excelência operacional.

#5 – Construir uma organização talentosa – Como atrair, reter e remunerar por meritocracia seus líderes e key players.

Combinadas as metodologias representadas pelo [OKRs] Objectives and Key Results + [KPIs] Key Performance Indicators representam a melhor forma para engajar as equipes multidisciplinares de forma aspiracional, ou seja, quando os membros das equipes entendem o porquê estão trabalhando juntos nos projetos estratégicos listados e organizados no mapa estratégico.

As equipes compreendem também a importância de escolher quais indicadores deverão ser observados para monitorar o progresso da execução e determinar as intervenções imediatas. O objetivo é garantir que o projeto se mantenha no trilho. Essa combinação entre OKRs + KPIs é simplesmente infalível!

Como se manter infalível !

  1. ter uma Visão de Futuro compreensível e que toque o coração dos líderes da empresa a ponto de se transformar num propósito que os motivam a virem trabalhar todos os dias.
  2. um conjunto de Valores que crie uma cultura organizacional harmônica, que estimule e principalmente promova o embate construtivo criando um ambiente de respeito e de segurança.
  3. um Mapa Estratégico simples que engaje um time multidisciplinar que será orientado por um único “pedaço de papel”. Como cada um sabe como contribuirá, não haverá aqueles pré julgamentos que colocam em risco a harmonia.
  4. um Acordo de Metas e Métricas. A regra é manter apenas indicadores que possam sofrer intervenção imediata, exclusivamente para a manutenção do ritmo de execução conforme planejado.

Jogue seu planejamento estratégico no lixo se for muito além desse conjunto de 4 tópicos descritos acima. Certeza (absoluta) que se transformará em mais um “power point” inútil que morrerá na gaveta de alguém.

Clique aqui para download do artigo completo

Leia mais

Todos os posts