Nori Lucio Jr June 30, 2020 Plano de Negócios, Planejamento Estratégico
Caso seu marketing não gere leads, preferencialmente leads qualificados, seu marketing não serve para nada. Sua função é promover “cobertura aérea” através de campanhas – go-to-market – integradas com os objetivos de vendas. O time de vendas deverá ser servido pela “cobertura aérea” promovida pelo marketing.
Infelizmente, os profissionais de marketing estão passado pela sua pior fase, ou seja, por qualquer motivo acreditam que mídias sociais, AdWords, posts, lives significa fazer marketing. Hoje qualquer um que se atreve a fazer um post ou uma live se considera um profissional de marketing. Ganhando mais ou menos R$ 4.500? Será? Se é isso que sua empresa merece, sinto muito. Continue oferecendo desconto porque sua Marca nunca venderá nada.
Uma das mais importante e bem pagas funções da empresa, o gestor responsável pela marca, marketing e comunicação deverá ser contratado pela proficiência e não pelo salário. Marca, Marketing e Comunicação são três disciplinas absolutamente técnicas.
Se a empresa não tem uma visão compreensível, um planejamento estratégico e nem dinheiro para contratar um profissional proficiente, contrate o apoio de uma consultoria (jamais, em hipótese nenhuma, contrate uma agência). A melhor decisão é eliminar a área de Marketing inteira e dedicar-se integralmente a estratégia de menor custo.
Manter essa área será pior que jogar dinheiro no lixo, você estará arruinando qualquer vestígio residual da sua Marca pela falta de coerência e consistência quando se comunica com seus clientes. Na prática, manter o marketing ativo nesse caso seria como se você entrasse na sua casa e continuasse andando depois de ter pisado num cocô. Imagine a cena!