As estratégias da empresa estão relacionadas com sua Missão e Visão?
O alto índice de insucesso seguido de morte das empresas dá-se pela falta de foco provocada, principalmente, pela falta de planejamento estratégico sistêmico. Antes de agir defina seus objetivos e respectivas opções estratégias.
Os objetivos determinam o que sua empresa pretende alcançar. As estratégias definem caminhos e alternativas sobre como conquistar seus objetivos. Elas estabelecem prioridades e promovem sinergia criando uma marcha de execução disciplinada e motivada pela visão da empresa.
Sua empresa consegue identificar as melhores Oportunidades?
Toda empresa tem o desafio de crescer e perpetuar, portanto deverá identificar as oportunidades que aparecem e desaparecem pelo caminho ao longo de sua trajetória. O Planejamento Estratégico e de Marketing deve auxiliar seu time de líderes para identificar, mapear e agir sobre as oportunidades.
Antes de agir, a empresa deverá desenvolver novas competências, transformando fraquezas em forças, para que as oportunidades sejam transformadas em resultados duradouros.
Sua empresa se preparou para Ameaças?
O Planejamento Estratégico deverá antecipar as principais ameaças impactam diretamente no negócio. Ao mesmo tempo, oferecer opções estratégias defensivas e de sobrevivência. O líder habilidoso não pode negligenciar os sinais de mudança na dinâmica do mercado sem tomar uma atitude que mude a postura da empresa mitigando e neutralizando os riscos.
Sua empresa conhece seus Clientes?
Satisfação do cliente deve ser uma obsessão contínua. Quanto melhor você conhece seus clientes nos seus aspectos demográficos e psicográficos, maior a chance de oferecer um conjunto de produtos e serviço que transforma continuamente sua Marca através da renovação e da inovação.
Seus clientes sinalizam os fatores críticos para que sua empresa seja bem sucedida. O seu Planejamento Estratégico e de Marketing deverá descrever seus clientes, suas dores, seus comportamentos e suas afinidades. Também segmenta, quantifica e qualifica. A manutenção do Planejamento Estratégico e de Marketing proporciona dois benefícios: foco e vantagem competitiva.
Sua empresa mapeia a Concorrência?
Subestimar seus concorrentes e sua capacidade de roubar seus clientes leva a perda de participação de mercado, que é irrecuperável. Sua empresa deve ser capaz de identificar quem são, quantos são e principalmente mapear seus próximos passos.
Os movimentos dos seus concorrentes devem ser monitorados constantemente com o objetivo de antecipar e principalmente neutralizar suas ações. Lembre-se: se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.
Sua empresa reconhece suas Forças e Fraquezas?
Um exame consciente das forças e fraquezas da sua empresa determinará sua real capacidade de articular e executar sobre estratégias de forma mais agressiva ou corretiva. Na prática, deverá listar quais as armas que a empresa tem disponível para lutar conforme os desafios que encontrará no mercado.
A Estratégia da sua empresa é compreensível?
Com um conjunto de estratégias bem definidas é possível visualizar antecipadamente como e quando sua empresa pretende alcançar seus objetivos. Cada estratégia deve ser composta por seus respectivos planos de ação e também com cronograma, orçamento, metas e métricas compreensíveis.
Se a empresa não tem estratégias claras e comunicadas para a organização, certamente está sem rumo e portanto seus investimentos não terão nenhuma chance de retorno. O perfil dos líderes da sua empresa deve ser compatível com seus desafios.
Sua empresa tem um conjunto de Indicadores de Performance?
O conjunto de indicadores escolhidos devem ser provenientes fontes de dados objetivas, críveis e auditáveis. Os indicadores estão relacionados ao desempenho da empresa através de seus líderes, portanto, devem impactar sua remuneração variável. A empresa deve tem um acordo geral de metas que impacta o bônus reforçando, naturalmente, o foco e garantindo a sinergia através de metas cruzadas entre áreas, que devem trabalhar juntas de forma harmônica pelo mesmo objetivo.
Sua empresa está realmente pronta para Mudanças e Novos Desafios?
Se a resposta é NÃO, promova intervenções imediatas na forma de um Planejamento Estratégico e de Marketing. O quadro a seguir servirá como um guia com etapas e expectativas.
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Sua empresa possui um Planejamento Estratégico sistêmico?
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