Nori Lucio Jr April 16, 2020 Plano de Negócios, Planejamento Estratégico
“Sem estratégia, qualquer caminho serve. A estratégia é o único caminho para uma execução segura”.
Vale ressaltar que quando é criado um ritmo de execução não há espaço para distrações e desculpas portanto, as “não escolhas estratégicas” são tão importantes quanto as escolhas.
Para que seus líderes compreendam o valor do pensamento estratégico, antes de executar qualquer projeto, faça as seguintes perguntas:
- Com base na experiência do ano anterior, qual é o jogo que você quer jogar? No que você está pensando?
- Qual impacto que você espera?
- Como você ganha o jogo?
- Quais recursos precisa para ganhar o jogo?
- O que é preciso medir para garantir que está no caminho?
- O que teria que abandonar para lutar essa nova batalha?
Certifique-se que as estratégias estão agrupadas da seguinte forma conforme a contribuição que a análise SWOT proporcionou na fase de análise e diagnóstico.
Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios.
O template acima organiza as estratégias em:
- Estratégias agressivas: quando uma força inquestionável da empresa está associada a uma oportunidade de mercado
- Estratégias de manutenção: quando uma ameaça de mercado coloca em risco uma força conquistada ao longo do tempo
- Estratégia de ajuste: quando uma oportunidade exige um investimento ou contratação de uma competência específica que a empresa não tem
- Estratégia de sobrevivência: quando uma ameaça de mercado está diretamente associada à uma fraqueza da empresa
Clique aqui e saiba qual o impacto da negligência sobre esse tema