Nori Lucio Jr April 28, 2020 Plano de Negócios, Planejamento Estratégico
Na fase mais aguda da crise sempre aparecem os místicos com suas frases tiradas de “biscoitos da sorte chinês”. Ignore! Home office é também uma ótima ferramenta para isolar quem não tem como contribuir.
Mantenha atenção e foco nas decisões que deverão ser exclusivamente tomadas pelos fatos que se apresentam. Com a execução do plano trimestral em curso não permita, em hipótese nenhuma, que “místicos” e nem pessimistas se apoderem da palavra. Com assertividade, agilidade e rigor observe e aja sobre as variáveis com foco no seu único objetivo que é proteger a empresa mantendo seu ponto de equilíbrio.
As decisões a serem tomadas já serão sempre duras. Poderão paralisar ou repactuar pagamentos de fornecedores, cortar despesas que mexem com o conforto dos colaboradores e, principalmente, cortar ou repactuar contratos de trabalho.
O “misticismo” é seu pior inimigo porque adia essas decisões e o caixa acaba sangrando, tirando a empresa do ponto de equilíbrio e exterminando o plano trimestral. Esse valor que sangrou, qualquer valor, certamente fará falta para comprar insumos essenciais para o faturamento das vendas e, no caso da crise se prolongar, faltará “pista” para que a empresa volte às suas atividades normais, ou seja, morre antes do mercado retomar sua dinâmica.