Sua Empresa Consegue Identificar as Melhores Oportunidades?

Se você não sabe qual é a doença, não tem como prescrever um tratamento eficiente. Proteger o patrimônio - assets - da empresa é obrigação exclusiva do diretor executivo.

Toda empresa tem o desafio de crescer e perpetuar, portanto deverá identificar as oportunidades que aparecem e desaparecem pelo caminho ao longo de sua trajetória.

O Planejamento Estratégico e de Marketing deve auxiliar seu time de líderes para identificar, mapear e agir sobre as oportunidades.

Antes de agir, a empresa deverá desenvolver novas competências, transformando fraquezas em forças, para que as oportunidades sejam transformadas em resultados duradouros.

Se você não sabe qual é a doença, não tem como prescrever um tratamento eficiente. Proteger o patrimônio – assets – da empresa é obrigação exclusiva do diretor executivo.

Análise SWOT
Análise SWOT

Infelizmente, estamos atravessando uma fase de superficialidade, marcada pela ansiedade patológica, que afeta o processo de tomada de decisões. Ninguém tem a paciência para fazer um diagnóstico cuidadoso com base numa análise criteriosa.

O auto conhecimento patrocinado pelo exercício sobre a matriz SWOT identifica quais as armas que a empresa possui para lutar suas batalhas no mercado. Suas forças relacionadas às oportunidades geram estratégias agressivas. Já suas fraquezas relacionadas às ameaças do mercado, geram estratégias e sobrevivência.

São 4 os agrupamentos de estratégias possíveis delineadas pelo planejamento estratégico:

  1. Estratégias Agressivas
  2. Estratégias de Ajuste
  3. Estratégias de Manutenção
  4. Estratégias de Sobrevivência.

Qual impacto da negligência sobre esse tema ?  A precipitação e o ímpeto de gestores mau preparados destróem a empresa quando tomam decisões que apenas afetam o efeito do problema e não usa causa.

A falta de preparo não permite alcançarem a raiz dos problemas que deverão ser tratadas. Além da ineficiência, esse tipo de atitude apenas mexe com o moral das equipes que se divorciam mentalmente da empresa mesmo ainda recebendo seus salários. Identificar o “divórcio mental”  é simples, observe quando o líder pára de contribuir e embater temas relevantes e fica apenas em silêncio. 

Na prática, todos querem correr apenas o último km da maratona e tirar foto para colocar no facebook. Ninguém tem paciência para treinar na academia todos os dias por uma hora durante todo o ano. Organizações com esse “cacoete” não se perpetua em hipótese nenhuma. Criar valor para a empresa é única condição de empregabilidade para o gestor executivo cuja a métrica de sucesso é simplesmente aumentar a margem ebitda

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