O Planejamento Estratégico e de Marketing é a etapa mais importante para o empreendedor profissional, já que elimina o voluntarismo perigoso de indivíduos empolgados e mal preparados. Na prática o plano oferece uma visão geral compreensível que auxilia na priorização nas tomadas de decisão sobre foco e investimentos, criando uma marcha de execução segura e disciplinada ancorada em estratégias bem elaboradas.
Qualquer empresa, em qualquer estágio da vida, deve estabelecer seus fundamentos que servirão de alicerce para o crescimento e principalmente para a perpetuação. A visão serve como um mantra que relembra constantemente os colaboradores para onde a organização está caminhando a visão elimina dúvidas curando ambiguidades.
Sua visão e sua missão determinam o que o sucesso significará para a empresa no futuro.
- Facebook’s is to give people the power to share and make the world more open and connected.
- Amazon be earth’s most customer centric company; to build a place where people can come to find and discover anything they might want to buy online.
- Apple, bringing the best personal computing experience to students, educators, creative professionals and consumers around the world through its innovative hardware, software and Internet offerings.
- Google’s mission is to organize the world‘s information and make it universally accessible and useful.
A missão responde a pergunta sobre – Qual a razão, a justificativa, para sua existência ? – Os fundamentos, expressados na visão e na missão, formam a base, o ponto de partida para o desdobramento de objetivos e estratégias que movem a empresa de forma organizada e segura.
Ao longo da vida, invariavelmente, as empresas enfrentam desafios complexos que exigem renovação com agilidade. Muitas vezes exigem sua reinvenção na busca pela sobrevivência e perpetuação. De uma forma geral, o mundo conectado tem oferecido alta competitividade com baixíssimas margens.
As inovações e renovações tentem a ter um impacto de curto prazo pela perspectiva dos clientes, que exigem das empresas preços cada vez mais competitivos.
Excelência operacional, eficiência nos custos e racionalização das despesas devem fazer parte da estratégia central da empresa.
[aumentar, reduzir, eliminar, prevenir ou melhorar] uma situação [condicional ou problema que deverá resolver] [promovendo, provendo ou através de] atividades ou programas específicos.
Pergunte para seus líderes, gerentes e diretores seniores – Qual a visão e a missão da empresa? Não se surpreenda se cada um lhe oferecer uma resposta diferente. Na prática isso significa que os ingredientes para a miséria estão sobre a mesa. O desastre é eminente, uma questão de pouco tempo.
Veja exemplos abaixo:
VISÃO – ser reconhecida por nossos clientes, parceiros e fornecedores por nossas competências técnicas e excelência operacional em projetos e serviços de engenharia.
MISSÃO – conquistar a satisfação de nossos clientes oferecendo uma plataforma de serviços de engenharia abrangente e inovadora com certificações técnicas, de segurança ambientais promovidas nas formas modular ou “turn-key”.
SUCESSO SIGNIFICA – crescer criando diversidade nas fontes de receita. Privilegiar a capilaridade na atuação em mercados e clientes. Cumprir de forma disciplinada as estratégias que determinarão: a) retorno combinado com acionistas, b) remuneração de seus clientes e colaboradores, c) governança que garanta a rentabilidade, previsibilidade e transparência.
Um planejamento estratégico tem a responsabilidade de sincronizar cinco tópicos, gerando uma marcha consistente que move a empresa de forma organizada. São eles:
- Visão
- Missão
- Objetivos
- Estratégias
- Projetos Estratégicos
O planejamento deve ser sistêmico, portanto, não se arrisque a planejar para um futuro muito distante. O mais importante é ser realista, factual e tendencioso. Substitua o otimismo pela matemática. Durante as fases de análise, estimule apenas argumentos baseados em fatos. Abomine pensamentos esotéricos e vagos que são geralmente verbalizados na forma de chutes.
Como líder, assegure-se de que sua visão não conduza sua empresa para uma zona de altíssima concorrência sem ter a certeza que terá a sua disposição o arsenal correto para se defender. A Visão da empresa funciona como uma bússola que a norteia no decorrer dos anos.
Por ser uma das primeiras e mais importantes etapas do planejamento estratégico, merece destaque e atenção dos líderes mais talentosos da empresa que devem dedicar seu tempo para permeá-la por todos os níveis hierárquicos da organização atingindo a mente e o coração dos colaboradores. Durante as fases de análise, estimule apenas argumentos baseados em fatos e abomine pensamentos esotéricos e vagos, que são geralmente verbalizados na forma de chutes.
As funções dos Valores da empresa:
Eles regulamentam o relacionamento promovendo harmonia entre pessoas diferentes com princípios e valores que foram herdados desde sua infância. Os valores pessoais são imutáveis, formam a personalidade e portanto, quando entram em choque com outras pessoas com uma configuração diferente de valores, ocorre o conflito. Amplie essa tese pelo número de colaboradores na sua organização e imagine seu potencial atômico de destruição.
Os valores da empresa ilustrados no quadro na página anterior, substituem os valores individuais e servem como um contrato a ser seguido pelos colaboradores. Quando bem disseminado, os valores da empresa criam uma identidade, uma personalidade que reflete na atitude do grupo e finalmente no cliente através da Marca.
Uma vez definidos e publicados, os valores devem ser vivenciados continuamente através de reconhecimento e recompensa públicas. A premiação das práticas que reforçam cada um dos valores da empresa criam modelos e padrões que serão naturalmente seguidos por todos, promovendo uma ordem social e finalmente definindo sua cultura organizacional.
Nessa fase a empresa está pronta para definir seus objetivos gerais e comunicá-los por todos os níveis da organização como se fosse um contrato geral de trabalho. Veja exemplo abaixo:
OBJETIVOS
- Crescer faturamento – capilaridade e rentabilidade via múltiplos canais de vendas e segmentos de mercado
- Construir Marca com fundamentos sólidos – cumprir a promessa declarada no posicionamento
- Manter a satisfação do cliente
- Criar um portfólio de produtos e serviços compreensível e flexível – inovar e valorizar com consciência de custo
- Conquistar excelência operacional – objetivos, estratégias, táticas e métricas bem definidas e comunicadas
- Construir uma organização talentosa – skill compatível com o desafio, remunerada por performance e meritocracia
- Ser relevante nas ações sócio ambientais – relevância em ações de responsabilidade social e ambiental