Produtos e serviços inovadores que modificam um determinado comportamento de consumo levam mais tempo para serem adotados já que não existe uma demanda específica.
Cada fase na introdução ou lançamento de um produto ou serviço novo está associada a um perfil de cliente.
São eles: Entusiastas, visionários, pragmáticos, conservadores e retardatários.
ENTUSIASTAS
Na fase de introdução ou lançamento de um novo produto, os chamados “early adopters” e entusiastas são os que compram primeiro. Na maioria das vezes, não sabem muito bem o motivo que explicaria o motivo da compra, mas ao mesmo tempo, fazem fila na porta das lojas no lançamento. Esse pequeno grupo normalmente é quem determina o sucesso ou a miséria do produtos ou serviço recém introduzido no mercado. Através de seus “reviews”em blogs e sites especializados detalham sua experiência recomendando, ou não, para os clientes que entram na fase seguinte.
VISIONÁRIOS
O segundo grupo é formado pelos visionários, que é um pouco maior que o anterior. A diferença está em como encaram as inovações. Os visionários pensam em como vão utilizá-las para ganhar competitividade contra seus concorrentes. Vêem como oportunidade de diferenciá-los por meio da inovação.
Diferente dos entusiastas a compra é racional e geralmente associada a uma idéia ou conceito mais abrangente. Uma nova tecnologia por exemplo pode não fazer sentido para o consumidor se não for associada a um produto ou serviço que já tenha sua demanda estabelecida. Os visionários também são grandes investidores de “start ups” com ideias que podem se transformar em produtos.
PRAGMÁTICOS
Este grupo também é um pouco maior que o anterior. A diferença está em como encaram as inovações. Os pragmáticos adotam a inovação somente depois de ser comprovado que um determinado produto ou serviço possui um histórico de sucesso e principalmente a promessa se transforme em algo útil que facilite seu dia a dia.
CONSERVADORES
Este grupo é formado por consumidores conservadores. São os últimos a entrarem no mercado e não admitem riscos. Eles esperam que as tecnologias geralmente aplicadas às inovações estejam 100% testadas e adotadas. Nessa fase, os custos já estão bem reduzidos e diluídos pelo volume, facilitando a adoção.
Esse grupo também tem característica “tradicionalista”. Na prática não mudam de marca ou produto independente da sedução oferecida pelas campanhas de marketing e comunicação.
CÉTICOS OU RETARDATÁRIOS
Esse grupo não gosta de experimentar novidades e não seguem modismos. Sendo muito arredios à mudança, compram sempre da mesma forma e só adotam a inovação quando não há outra alternativa.