Sua empresa pode falhar por 3 motivos. Entenda como planejamento estratégico pode ajudá-lo!

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  February 6, 2019  LiderançaPlanejamento Estratégico

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“O gestor eficiente é aquele que executa no presente, ao mesmo tempo que constrói novas competências para o futuro da empresa expressada na sua visão.”

O fundamento central do planejamento estratégico passa por estabelecer um caminho que se inicia na Visão e vai se desdobrando pela Missão, Objetivos, Estratégias e finalmente táticas com métricas que monitoram seu progresso. 

Empresas falham por 3 motivos. São eles:

1. FALTA DE SINERGIA ENTRE SEUS LÍDERES
1. Falta de sinergia entre seus líderes
2.FALTA DE COMPATIBILIZAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E HABILIDADE
2. Falta de compatibilização entre conhecimento e habilidade
3. FALTA DE DISCIPLINA NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
3. Falta de disciplina na execução de projetos estratégicos

O planejamento estratégico exige tecnicidade, não voluntarismo. O sucesso está em compatibilizar o skill dos líderes conforme os desafios estratégicos.

Além dos conhecimentos e habilidades, comportamento e atitude são essenciais. Liderança é uma cultura que deve ser incentivada na empresa.

Não existe nada mais prático que um bom conceito. Uma vez estabelecidos o cronograma e a marcha de execução, não existe espaço para desculpas.  

Você sabe como o planejamento estratégico pode ajudar sua empresa?

Planejamento Estratégico - Passo a Passo e Esquematizado

Planejamento Estratégico – Passo a Passo e Esquematizado: O fundamento do planejamento estratégico é determinar um caminho que inspire o empreendedor a pensar estrategicamente e executar com foco e disciplina. A sinergia gerada pela conexão: a]visão, b] missão, c] valores, d] estratégias e e]métricas é a forma mais segura de empreender, construir e perpetuar a empresa.

Criar cultura orçamentária e visão de ebitda

Criar cultura orçamentária e visão de ebitda: Nunca inicie seu ano fiscal sem orçamento. Ele é o único guia para o planejamento estratégico e investimentos. Ele determina: a]sua necessidade de capital de giro, b]suas metas de vendas, c] gestão de fluxo de caixa, d] metas de despesas, e] nível de endividamento saudável, f] tomar decisões com foco em geração de caixa, e g] planos de contingência.

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Construir a Marca com fundamentos sólidos: Sua marca é um tema central do planejamento estratégico porque determina o valor da sua empresa. É seu ativo mais valioso e deve ser construída sobre uma narrativa compreensível que exalte ambos: a] inovação, b] a proposta de valor da empresa. A Marca deve ser sempre apresentada de forma coerente e consistente conforme a característica de cada público alvo. 

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Criar programas para nutrição de leads e captação de prospects: O marketing deve transformar “prospects” em “leads” qualificados pela geração e publicação de conteúdo relevante, que gera conhecimento. Também tem a função de criar campanhas de geração de demanda conforme estratégias de vendas. Marketing tem Retorno Sobre Investimento, seja na forma de aquisição de “leads”, ou taxa de conversão.

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Crescer com capilaridade e rentabilidade via múltiplos canais de vendas e segmentos de mercado: Montar time(s) de vendas com características distintas: a]time de prospeção, b]televendas, c]gestores de contas. Cada time segue sua rotina subordinado a uma única metodologia infalível – o CRM. O planejamento mensal é dividido em ataques semanais e diários conforme RFV – Recência, Frequência e Valor – de cada cliente, que deve ser observado de forma personalizada.

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Inovação. Expandir fontes de receitas que 1) afetam a decisão dos clientes e 2) distanciam da concorrência: Gestão de novos produtos e serviços é vital para: a] evolução da marca, b] manutenção da rentabilidade, c] construção de novas fontes de receitas. O processo de inovação também é tema central do planejamento estratégico e exige elaboração de análise de viabilidade – business plan. Como critério para decisão sobre investimentos, impactar o ebitda futuro é obrigatório !

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Promover cultura de liderança. Desenvolver capital humano e cultivar cultura organizacional: Seu RH deve ser uma máquina de capacitação com foco na melhoria do capital humano e organizacional. Ele deve, obrigatoriamente : a] adequar o perfil de seus profissionais de acordo com os desafios da empresa, b] remunerar por meritocracia, c] criar uma cultura organizacional com sinergia e harmonia, e] preservar seus líderes, e f] promover seus valores. O planejamento estratégico da empresa não vai funcionar sem cultura organizacional. 

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Conquistar excelência operacional: Sua empresa pode ser uma indústria, comércio, distribuição ou serviço. A gestão de processos, rotinas e instruções de trabalho é a única forma de conquistar excelência operacional que afeta exclusivamente a satisfação do cliente que afeta sua Marca. Certificações como ISO são um reconhecimento à sua obrigação de conduzir sua gestão por processos com melhoria contínua. A estratégia sobre excelência operacional é obrigatória no planejamento estratégico.

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Construir plataforma de TI aplicada ao negócio: A tecnologia da informação tem 3 funções : a] garantir a integridade dos dados, b] automatizar todos (100%) dos processos e rotinas, e c] transformar dados em informação através de BI – Business Intelligence. O TI quando aplicado ao negócio como prioridade promove ambos: a]produtividade pela automação, e b] diferencial competitivo difícil da concorrência acompanhar.

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