Nori Lucio Jr February 6, 2019 Liderança, Planejamento Estratégico
“O gestor eficiente é aquele que executa no presente, ao mesmo tempo que constrói novas competências para o futuro da empresa expressada na sua visão.”
O fundamento central do planejamento estratégico passa por estabelecer um caminho que se inicia na Visão e vai se desdobrando pela Missão, Objetivos, Estratégias e finalmente táticas com métricas que monitoram seu progresso.
Empresas falham por 3 motivos. São eles:
O planejamento estratégico exige tecnicidade, não voluntarismo. O sucesso está em compatibilizar o skill dos líderes conforme os desafios estratégicos.
Além dos conhecimentos e habilidades, comportamento e atitude são essenciais. Liderança é uma cultura que deve ser incentivada na empresa.
Não existe nada mais prático que um bom conceito. Uma vez estabelecidos o cronograma e a marcha de execução, não existe espaço para desculpas.
Você sabe como o planejamento estratégico pode ajudar sua empresa?
Planejamento Estratégico – Passo a Passo e Esquematizado: O fundamento do planejamento estratégico é determinar um caminho que inspire o empreendedor a pensar estrategicamente e executar com foco e disciplina. A sinergia gerada pela conexão: a]visão, b] missão, c] valores, d] estratégias e e]métricas é a forma mais segura de empreender, construir e perpetuar a empresa.
Criar cultura orçamentária e visão de ebitda: Nunca inicie seu ano fiscal sem orçamento. Ele é o único guia para o planejamento estratégico e investimentos. Ele determina: a]sua necessidade de capital de giro, b]suas metas de vendas, c] gestão de fluxo de caixa, d] metas de despesas, e] nível de endividamento saudável, f] tomar decisões com foco em geração de caixa, e g] planos de contingência.
Construir a Marca com fundamentos sólidos: Sua marca é um tema central do planejamento estratégico porque determina o valor da sua empresa. É seu ativo mais valioso e deve ser construída sobre uma narrativa compreensível que exalte ambos: a] inovação, b] a proposta de valor da empresa. A Marca deve ser sempre apresentada de forma coerente e consistente conforme a característica de cada público alvo.
Criar programas para nutrição de leads e captação de prospects: O marketing deve transformar “prospects” em “leads” qualificados pela geração e publicação de conteúdo relevante, que gera conhecimento. Também tem a função de criar campanhas de geração de demanda conforme estratégias de vendas. Marketing tem Retorno Sobre Investimento, seja na forma de aquisição de “leads”, ou taxa de conversão.
Crescer com capilaridade e rentabilidade via múltiplos canais de vendas e segmentos de mercado: Montar time(s) de vendas com características distintas: a]time de prospeção, b]televendas, c]gestores de contas. Cada time segue sua rotina subordinado a uma única metodologia infalível – o CRM. O planejamento mensal é dividido em ataques semanais e diários conforme RFV – Recência, Frequência e Valor – de cada cliente, que deve ser observado de forma personalizada.
Inovação. Expandir fontes de receitas que 1) afetam a decisão dos clientes e 2) distanciam da concorrência: Gestão de novos produtos e serviços é vital para: a] evolução da marca, b] manutenção da rentabilidade, c] construção de novas fontes de receitas. O processo de inovação também é tema central do planejamento estratégico e exige elaboração de análise de viabilidade – business plan. Como critério para decisão sobre investimentos, impactar o ebitda futuro é obrigatório !
Promover cultura de liderança. Desenvolver capital humano e cultivar cultura organizacional: Seu RH deve ser uma máquina de capacitação com foco na melhoria do capital humano e organizacional. Ele deve, obrigatoriamente : a] adequar o perfil de seus profissionais de acordo com os desafios da empresa, b] remunerar por meritocracia, c] criar uma cultura organizacional com sinergia e harmonia, e] preservar seus líderes, e f] promover seus valores. O planejamento estratégico da empresa não vai funcionar sem cultura organizacional.
Conquistar excelência operacional: Sua empresa pode ser uma indústria, comércio, distribuição ou serviço. A gestão de processos, rotinas e instruções de trabalho é a única forma de conquistar excelência operacional que afeta exclusivamente a satisfação do cliente que afeta sua Marca. Certificações como ISO são um reconhecimento à sua obrigação de conduzir sua gestão por processos com melhoria contínua. A estratégia sobre excelência operacional é obrigatória no planejamento estratégico.
Construir plataforma de TI aplicada ao negócio: A tecnologia da informação tem 3 funções : a] garantir a integridade dos dados, b] automatizar todos (100%) dos processos e rotinas, e c] transformar dados em informação através de BI – Business Intelligence. O TI quando aplicado ao negócio como prioridade promove ambos: a]produtividade pela automação, e b] diferencial competitivo difícil da concorrência acompanhar.