As informações compiladas no processo de inteligência competitiva, determina o tamanho do mercado total, mercado disponível e segmentos oferecendo uma boa pista sobre a atratividade de mercado.
No mesmo estudo, você encontrará como seus concorrentes estão posicionados. O confronto das duas análises auxilia no preenchimento do – template. Como resultado prático, você identificará uma concentração em quadrantes que deve orientar a decisão sobre a estratégia de produtos.
Vale relembrar que nem sempre a estratégia é lançar novos produtos. Podem ser também:
- Conquistar um novo segmento de mercado
- Conquistar uma nova região
- Recuperar participação de mercado – market share – que é o desafio mais complexo. Uma vez perdido, seu concorrente se estabelece no seu lugar. Perder market share por negligência deve ser considerado um erro intolerável
- Reforçar o reconhecimento da marca
Agrupamento em famílias ou categorias
Famílias ou categorias são formadas por vários tipos de produtos ou serviços afins que juntos promovem uma experiência específica, como por exemplo: Moto(cross), Automóveis 4×4( Offroad ), Computadores(Notebooks), Livros (de engenharia).
Um vez categorizados, ainda vale a pena oferecer diferentes faixas de preço, dado que para o mesmo público-alvo existe diferença no poder aquisitivo. São sempre 3 as faixas de preço para cada categoria de produtos:
- Alta – Premium – para produtos de maior tecnologia, itens de luxo, design, conteúdo, etc
- Mediana – mainstream – são os produtos com bom “custo versus benefício”
- Barato – low end – atribuído aos produtos chamados populares
A análise abaixo possibilita mapear os produtos base e correlatos. Pela faixa de preço e volume possibilita também monetizar o potencial total de geração de receita da nova linha. A função de gerente de produto ou de área de negócios é uma das mais importantes para a empresa já que esta diretamente relacionada a sua estratégia. Um gerente de negócio tarefeiro, sem visão estratégica nem sistêmica vai definitivamente arruinar a fonte de receita sobre sua responsabilidade.
![](http://brandme.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-74.jpeg)
- produtos base – são produtos ou serviços que formam a base de uma categoria específica ou ainda determinam uma experiência dentro desta categoria. Normalmente estes produtos estão diretamente relacionados à competência essencial da empresa que o produz.
- produtos correlatos – são os que agregam valor ao produto base. Normalmente, os produtos correlatos geram receita de vendas incrementais aos produtos base além de terem melhor margem.
![cauda_longa11.jpg](http://brandme.com.br/wp-content/uploads/2024/02/image-72.jpeg)
Teoria da cauda longa
A teoria da cauda longa – long tail – coloca um fim no preconceito quanto ao conjunto de produtos de pouco volume.
Normalmente a receita gerada por este grupo de produtos é equivalente à receita gerada pelos produtos mais requisitados, os chamados – pareto.
Diferentemente do passado, quando os esforços de vendas estavam associados diretamente a um vendedor ou a uma loja com altos custos fixos, hoje com novos canais de vendas, como televendas comércio eletrônico – eCommerce – ficou mais fácil justificar economicamente a manutenção destes produtos menos populares e explorar ao máximo suas receitas incrementais.
Outro fator que reforça a manutenção deste modelo de negócio é o aparecimento de redes sociais e mídias mais fragmentadas e segmentadas que atuam sobre nichos específicos de consumidores e empresas gerando demanda para qualquer tipo de produto.