Proteja sua empresa na crise 9/10 – Aproveite para limpar a sujeira do passado

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  May 11, 2020  Plano de NegóciosPlanejamento Estratégico

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Invariavelmente, quando as coisas parecem que estão indo bem, a acomodação nos faz postergar temas indispensáveis para uma gestão segura e perene. 

E quando nos acomodamos, podemos descuidar de: 

#1. Cultura organizacional

Ninguém conhece os valores da empresa e cada um se comporta individualmente conforme suas crenças. 

Na hora da crise, seus líderes ao invés de se beneficiarem da harmonia, batem cabeça criando atrito por idiotices sem nenhuma serventia prática para proteção da empresa. Livre-se deles! 

Contrate um profissional de RH experiente que não confunda departamento pessoal com desenvolvimento do capital humano e organizacional.

#2. Proteja seus líderes

Eles são seu patrimônio mais precioso. Aquele acordo de metas e métricas seguido de bonificação por desempenho e meritocracia deverá ser colocado em prática. 

#3. Abandone seu sistema de qualidade antiquado que confunde rotina com processo

Crie um time que cuide da experiência do cliente pela transformação digital da empresa, pois integra pessoas, processos e tecnologia. 

Acabe com papel. Acabe com Excel. Ambos simbolizam a falta de integração entre pessoas, processos e tecnologia que leva a ineficiência (ou amadorismo) operacional. 

#4. Exija e remunere seu time de vendas pelo domínio do cliente

Não pague comissão para vendedores que são apenas comprados pelo cliente. 

Pague para: os que tem objetivo, os que tem também um plano para crescer nos clientes já ativos e, principalmente, os que são disciplinados no rigor na aplicação do CRM que garante o crescimento do “pipeline” ao longo do tempo e a previsibilidade no forecast

#5. Cuide da sua marca

Se sua empresa vale alguma coisa, é a sua marca. Não confunda a inutilidade de GoogleAds, posts e lives em redes sociais com desenvolvimento marca. Leve esse assunto a sério. 

Demita sua agência de posts e  substitua por um profissional experiente. Caso contrário, anote… essa será sua última crise, caso sobreviva. 

A crise permite que você e seus concorrentes fiquem todos em um mesmo patamar, se você não tem Marca, não tem nada.  

#6. Nunca mais confunda tesouraria com financeiro

Acredite que o fato de a crise estar te dando uma surra, é consequência da falta de cultura orçamentária e austeridade financeira. A boa governança mitiga riscos, elimina liabilities e cria planos de contingências para as horas difíceis que inevitavelmente, virão. 

Sua empresa deve levar uma vida “fransciscana” preservando o bem estar dos funcionários e a satisfação dos seus clientes. 

Os desejos pessoais por status e objetos de valor devem ser confinados à sua vida “pessoa física”. Eles devem ser adquiridos com o dinheiro que é resultado do seu salário ou a parte do dividendos que lhe cabe, extraindo um montante para investimentos e outro, que é o que poderá te matar hoje, a recomposição de caixa e capital de giro. 

Não culpe a natureza pelas mazelas que você está passando hoje.

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