A Estratégia e Plano de Vendas

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Por que o Planejamento Estratégico é o que Define as Metas de Vendas?

O principal indicador para monitorar se o planejamento estratégico está sendo eficaz é o orçamento que foi pensado e definido para o ano fiscal. No orçamento estão identificadas todas as diferentes fontes de receitas que somadas geram o faturamento geral da empresa.

A partir das projeções, mês a mês, sobre cada fonte de receita, os diferentes times de vendas deverão se organizar para alcançarem suas respectivas metas que podem ser de prospecção de novos negócios e mercados, ou de conversão de oportunidades qualificadas. 

“ Vendas exige previsibilidade”.

A gestão de vendas é uma disciplina formal, portanto, é fácil bater a meta se o gestor está profissionalmente atualizado com processos, técnicas e tecnologias. 

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

São seis os times de vendas, cada um com sua característica:

  1. Outbound sales
  2. Inside sales
  3. Field sales
  4. Channel sales
  5. Ecommerce
  6. Alianças estratégicas

Cada um desses times deverá, obrigatoriamente,  respeitar o mesmo processo definido pela metodologia denominada CRM. O CRM – Customer Relationship Management –  cria e dinamiza “funis de vendas” específicos, garantindo a construção continua de provisões –  pipeline – robustos que garantem previsibilidade no cumprimento das metas de vendas determinadas pelo orçamento.

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Qual impacto da negligência sobre esse tema ?

É simples. A meta nunca será cumprida, e nem o orçamento anual, comprometendo todo o planejamento estratégico e consequentemente, obstruindo a construção das novas competências que serão essenciais para o futuro da empresa expressado por sua visão.

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