Nori Lucio Jr May 19, 2020 Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Plano de Marketing
São três disciplinas completamente diferentes que exigem proficiência individualizada de cada tema.
De forma didática, com apenas três bullets você entende o conceito. Não precisa pagar uma fortuna para nenhum consultor com power point cheio de pirotecnias e palavras sofisticadas em inglês. Também não precisa de um PhD da NASA para decifrar essa equação.
- Marca é como seu cliente lembra de você quando tem alguma necessidade. Você só quer um sorriso na cara do cliente e um balãozinho no seu pensamento dizendo – “esses caras são do cacete”
- Marketing é como você se posiciona através do benefício dos produtos e/ou serviços. Se seus produtos são ordinários, não prometa extra-ordinário. Isso gera frustração e deboche por parte do cliente
- Comunicação é como você conta sua história para seus clientes através de um conjunto de mídias de altíssima afinidade e baixíssima dispersão. Qualquer ação fora de um mix compreensível é apenas um job inútil.
Se você não tem proficiência sobre o tema Comunicação, simplifique. Apenas ligue para seu cliente.
No momento que você liga e fala “Olá Rogério, aqui é o Nori. Tem 1 minuto?” e ele responde: “Claro, Oi Nori, tudo bem? O que você manda de bom e de novidade?” – aqui se estabeleceu a única fórmula para fazer o marketing funcionar que é a personalização.
Qualquer outra iniciativa que não busque como objetivo das campanhas a personalização, é hobby. Nesse caso, se estiver gastando dinheiro, cada centavo vai para o lixo.
O tema Marketing segue o mesmo princípio da personalização observado anteriormente, no tema comunicação. Busque como referência a agenda de lançamentos de novos produtos e serviços.
Especificamente busque pela lista de feedbacks dados pelos clientes que te ajudaram a melhorar antigos e ao mesmo tempo desenvolver novos produtos e serviços.
Se você não encontrar a tal agenda de lançamento, nem a tal lista de feedbacks dos clientes, não crie expectativas sobre sua empresa. Aproveite enquanto ela pode pagar seu salário. Não confunda uma empresa criada para pagar seu salário com a construção de um empreendimento que busca perenidade.
Não confunda um dono acumulador com dono empreendedor.