Proteja sua empresa na crise 1/10 – Monte um plano trimestral como se fosse uma nova empresa

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  April 27, 2020  Plano de NegóciosPlanejamento Estratégico

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Absolutamente ninguém teve experiência em trabalhar em um ambiente onde o mercado simplesmente desapareceu do dia para noite, portanto não procure no seu passado algo que possa servir como referência. Conduzir a gestão com mercado funcionando é relativamente fácil. Sem mercado, vai do improvável para o impossível. 

O maior desafio será não ter ideia do nível de receita de vendas que ainda será possível manter. Poderá ser 50%, 40%… 20%, quem sabe? Cada dia é um novo dia e portanto equilibrar diariamente custos e despesas é a única coisa a ser feita até que se encontre um platô de vendas que poderá levar meses. Com o ciclo de vendas e recebimentos alongado, os clientes que compraram da sua empresa esse mês provavelmente não serão os mesmos do próximo mês.

 O único objetivo do plano trimestral é proteger sua empresa durante a fase aguda da crise, onde toda tomada de decisão deverá ser exclusivamente no sentido de levar a empresa ao ponto de equilíbrio imediatamente.

Observando o DRE diariamente, o gestor conseguirá determinar budgets para cobrir custos relacionados à fabricação de produtos ou execução de serviços vendidos, e também para despesas fixas. A ordem é não gastar nenhuma moeda que não esteja exclusivamente relacionada à geração do faturamento que está sendo perseguido.

Por exemplo

“Imagine que sua empresa estava faturando $3M/mês, e você acha (chuta) que cairá para $1M/mês. Para que sua empresa preserve caixa (não deixe sair nenhuma moeda) estabeleça que precisará de $600.000 de budget para comprar insumos e fabricar seus produtos ou serviços. No exemplo, sua empresa tem uma margem de contribuição de 40%. Sobram $400.000 para pagar as despesas fixas que, na prática, a maior parte se divide entre funcionários e administrativo.

A partir deste ponto de referência não tire o “dedo do pulso” e tome suas decisões de ajustes de orçamento dia a dia, semana a semana, até que o nível de receita de vendas se estabilize em algum patamar minimamente previsível. Como isso deverá levar alguns meses, mantenha foco e disciplina na execução do plano trimestral.

Considere que seu ano já foi comprometido. Seu único objetivo é proteger sua empresa.

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