Vendas 6/10 – Gestão de Carteiras com RFV – Recência, Frequência e Valor

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  September 17, 2019  Planejamento Vendas

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O time de vendas “carteirizado” – field sales – é definido principalmente pela carteira de clientes recorrentes, ou seja, que compram com determinada frequência.

A principal responsabilidade desse time é, no inicio de cada mês, elaborar seu plano e monetizar sua meta de vendas conforme a lista de clientes-alvo que foram escolhidos para serem abordados. 

O plano de ataque segue um critério determinado pela sigla RFV.

[ R – recência ] que representa a última data de compra do cliente,

[ F – frequência ] que determina a periodicidade que o cliente compra, e

[ V – valor ] que segundo o histórico de compras, mostra o “ticket médio” que normalmente o cliente compra. Uma vez compreendido o conceito do RFV, o vendedor poderá aplicar as 3 estratégias:

Atacar a F – frequência. Aumentar ou garantir a frequência de compras. Para clientes que já compram frequentemente, o vendedor não pode perdê-lo para o concorrente – market share. Da mesma forma, se foi identificado que o cliente não é frequente, o vendedor deverá entender o processo de compra com o objetivo de oferecer argumentos e programas de vendas que o estimulem a comprar com maior frequência.

Atacar o R – recência. Chegar na frente do concorrente. O vendedor precisa saber quando, ou seja, a data aproximada que o cliente compra para se antecipar, se fazer presente. Oferecer programas de vendas específicos (descontos, bundle, bônus, extensão de prazo de pagamento) para compras no mês. O vendedor tem a obrigação de chegar antes do concorrente!

Atacar o V – valor.  Aumentar a participação nas vendas – share of shelf. O cliente nunca compra exclusivamente da empresa. É de responsabilidade do vendedor:

  • Vender mais do mesmo produto – sell up – que o cliente está acostumado a comprar,
  • Vender outros produtos e serviços agregados ou correlatos – cross sell.

Personalização da abordagem. É obrigatório que o vendedor planeje sobre o que vai oferecer previamente ao contato com o cliente. Existem 3 tipos de clientes:

  1. Os que precisam de prazo para pagamento,
  2. Os que gostam de comprar à vista com um bom desconto, e
  3. Os que gostam de atenção, já que precisam do atendimento do vendedor para ajudá-los na composição do projeto, que poderá envolver serviços, ou simplesmente recompor seus estoques.
Gestão de Carteiras com RFV - Recência, Frequência e Valor - Planejamento Estratégico e Marketing
Gestão de Carteiras com RFV – Recência, Frequência e Valor – Planejamento Estratégico e Marketing

Planejamento. O “ataque” à carteira de clientes deverá, ser dividido por semana e também por dia. Diariamente e semanalmente o vendedor deverá saber o quanto da meta já cumpriu comparativamente a meta estabelecida para o mês.

Se as vendas estão abaixo da meta, as intervenções contando com a ajuda do supervisor e gerente de vendas, deverão ser diárias. Não é tolerável o vendedor chegar no fim do mês e simplesmente informar que não bateu a meta: “A luta pela meta é diária!”.

 O processo de abordagem para o time de vendas carteirizada – field sales, também segue seu ritual.

Vendedor – (se não houver informalidade no trato com o cliente, siga pelo caminho da formalidade)- “Bom dia Sr. João. Estou entrando em contato para entender como posso ajuda-lo para locação da obra “X” que segundo nossa última em conversa, em janeiro estaria, agora, na fase de locação, correto ?
Cliente – “Sim”
Vendedor – “Podemos elaborar uma proposta detalhada? O Sr. poderia me enviar fotos e/ou projeto?”
Vendedor – “Caso haja necessidade de visita técnica ou projeto de montagem, vou pedir para o Sr. um prazo de 3 dias entre a visita técnica e elaboração do projeto detalhado para quantificação de material e revisão da proposta caso necessário. É importante termos a avaliação da engenharia para não termos surpresas no momento da montagem. O Sr. concorda com o prazo de 3 dias?”
Cliente – “Sim” (Vendedor, proceder conforme processo para acesso ao time de pré-vendas.)
Cliente – “Não concordo com o prazo”

(Vendedor, submeta o caso para supervisão e verifique melhor prazo possível).

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