Nori Lucio Jr June 27, 2019 Planejamento Estratégico, Liderança
No século 21 – 100% global, digital, conectado e transparente onde a velocidade no fluxo de informações e inovações é quase instantânea – para onde você, líder, está olhando? Como está antecipando a próxima onda de mudanças, seja no modelo de negócio ou na sua vida?
A resposta deverá estar em seu calendário. Com quem você está gastando seu tempo e quais os tópicos que está tratando? Para onde está viajando, o que está lendo? Etc.
Ser LÍDER significa:
1. O líder encanta – Tem a capacidade de engajar seu time e também funcionários de outras áreas.
2. O líder não tem agenda pessoal – Cresce na empresa por meritocracia através dos resultados produzidos pelos projetos que gerencia.
3. O líder se comunica – Compartilha de forma articulada, sintetizada e simples. Nunca impõe, mas ganha consenso promovendo debates e embates construtivos, temáticos, nunca pessoais.
4. O líder delega, não delarga – Elabora estudos detalhados seguidos de processos que garantem o progresso com previsibilidade durante a execução. O líder não enche o saco, acompanha o progresso via reuniões formais de follow up.
5. O líder oferece – Entende que sua função é desenhar cenários, oferecer soluções e recomendações que trazem clareza em situações ambíguas.
6. O líder assume responsabilidade – Um líder nunca se utiliza de desculpas que é a tradicional ferramenta do incompetente.
7. O líder toma risco – Existem dois tipos de risco: o estúpido que leva à demissão, e o empreendedor que é calculado e compartilhado com os diretores seniores da empresa que apoiam a ousadia.
8. O líder remove barreira – Executar dá trabalho. “O diabo mora nos detalhes” e sempre aparece durante o processo de execução.
9. O líder planeja antes – Se antecipa a possíveis problemas. Ele alerta que “vai dar merda” e faz recomendações. O empregado, relata que “deu merda” e coloca a culpa em alguém.
10. O líder recompensa a equipe – Um abraço do líder vale tanto quanto um cheque. O líder bem humorado transforma o clima da empresa, que fica divertido e retém talentos. O líder sempre usa uma fórmula simples e eficaz que ajuda a sequenciar o pensamento estratégico e transformá-lo numa boa execução.