Nori Lucio Jr March 20, 2019 Liderança
“Escasso hoje… o líder será o melhor remunerado profissional no futuro. Seu desafio será inspirar pessoas e integrar processos e tecnologias. Conduzir com visão e planejamento estratégico um ritmo de execução seguro e orientado a resultados.” – Nori Lucio
O líder será a carreira mais disputada no futuro. Se sua carreira como líder ainda não decolou, saiba que além da técnica, sua atitude e conhecimentos multidisciplinares serão indispensáveis para sua empregabilidade. Você terá que saber:
- SABER 1/17 – Defender os fundamentos do planejamento estratégico: Determinar um caminho significa, simplesmente, compreender com clareza para onde o mercado ao qual seu negócio está inserido se direciona. A “Visão de Futuro” da empresa deverá orientar e principalmente inspirar empreendedores, líderes e gestores a pensarem estrategicamente para construir as novas competências essenciais. O ritmo de execução criado pela conexão entre: a] visão, b] missão, c] valores, d] estratégias e e] métricas, é a forma mais segura de empreender, construir e perpetuar a empresa. Se seus líderes não têm visão estratégica que cria novas competências, sua empresa inevitavelmente morrerá no tempo. #aprender-mais-planejamento-estrategico
- SABER 2/17 – Disseminar os valores, que regulam a conduta e atitude. O conjunto dos valores formam um código de conduta que determina padrões de atitude entre colaboradores e também com clientes, parceiros e fornecedores. É obrigação do líder, além de ser o exemplo, disseminar os valores pela organização. A empresa que se perpetua é aquela que cria e cultiva a “cultura organizacional” através dos seus valores. Como consequência, seu capital humano + capital intelectual + capital organizacional convivem em harmonia e progresso diário. A empresa que não cultiva seus valores, inevitavelmente morre. Seus líderes que não toleram trabalhar num ambiente inseguro e insalubre, vão embora sem olhar para trás. #aprender-mais-valores
- SABER 3/17 – Diagnosticar com atenção aos detalhes antes prescrever um tratamento. Se não sabe qual é a doença, não tem como prescrever um tratamento específico. Não chute e não gere nenhum tipo de ruptura. Proteger os ativos da empresa com responsabilidade é essencial, portanto, nunca substitua algo que está funcionando mesmo que precariamente pelo incerto. O líder nunca gera ruptura pelo ímpeto. Ele se certifica que uma nova solução é comprovadamente melhor antes de substituir o que já está funcionando.
- SABER 4/17 – Identificar e monitorar os Fatores Críticos de Sucesso, pela perspectiva do cliente. Os FCS representam o gatilho que “dispara” na memória do cliente quando ele lembra da sua marca, ou a do seu concorrente, conforme necessitam comprar seus produtos e serviços. Monitorá-los, pois estão em constante mudança, significa atender para surpreender seus clientes conforme suas frustrações, sonhos e desejos. Os FCS determinarão o conjunto de mensagens que levam ao posicionamento da empresa – por isso nenhuma peça ou campanha de comunicação deverá ser publicada fora do escopo limitado pelos FCS e respectivas mensagens que foram validadas através de pesquisa. O líder que investir qualquer dinheiro em marketing e comunicação sem personas e mensagens formalmente ratificadas, certamente jogará seu “budget” no lixo.#aprender-mais-FCS
- SABER 5/17 – Inteligência de Mercado. Monitorar o ambiente de mercado para preservar o desempenho da empresa. Outra responsabilidade fundamental do bom líder é antecipar-se. O líder que comunica simplesmente que “deu merda” deve ser afastado de suas responsabilidades imediatamente. O líder que alerta, embate calorosa e construtivamente, comunicando que “vai dar merda”, traça cenários, sugere alternativas e faz recomendações é o talento mais valioso a ser preservado pela empresa. #aprender-mais-inteligência-de-mercado
- SABER 6/17 – Inteligência Competitiva. Entender a Concorrência. Conhecer o concorrente pelo nome, os detalhes de seus produtos e criar “cartões comparativos” – battle cards – para seus vendedores é inútil. É uma ação reativa e caraterística de empresa preguiçosa. Sua obrigação como líder é monitorar seus concorrentes de forma sistêmica para criar um – roadmap – de vantagens competitivas inovando na oferta de produtos e serviços, e principalmente se antecipando aos seus movimentos para neutralizá-los. #aprender-mais-neutralizar-concorrencia
- SABER 7/17 – Estabelecer e defender o posicionamento que gera singularidade. Monitore por onde o dinheiro está fluindo no ecossistema que sua empresa está inserida. Posicione sua “proposta de valor” de forma compreensível para que o cliente entenda o real benefício do produto ou serviço que está sendo oferecido. Caso contrário, a decisão sempre será pelo menor preço entre sua empresa e seus concorrentes. Divulgue sistematicamente: 1) com abrangência e frequência; 2) em meios de alta afinidade com público e baixa dispersão e 3) com coerência e consistência com manual de estilo da Marca. O líder é incansável até que construção da Marca alcance a Singularidade, ou seja, sua “proposta de valor” seja única deslocando a concorrência. – É possível!
- SABER 8/17 – Inovar o portfólio de produtos adicionando serviços. São fundamentais: Design, business plan, precificação, desempenho financeiro, Retorno sobre Investimento. Neutralizar a corrosão natural do portfólio causada pelo ciclo natural de maturidade dos produtos é essencial para perpetuação da empresa e proteção da rentabilidade. Tudo vira commodity rapidamente. O líder que não inova sistematicamente e com densidade que surpreende seus clientes, inevitavelmente levará a empresa a morte. O cliente não tolera mais empresas “velhas”. Você está com dúvidas se sua empresa está na lista? – Olhe para o logo da sua empresa e encontrará a resposta.#aprender-mais-inovar-portfólio
- SABER 9/17 – Definir e manter o foco sobre as opções estratégicas. Sem estratégia definida e comunicada, qualquer caminho servirá. Pela estratégia, que representa suas escolhas e principalmente suas NÃO escolhas, o caminho para construção da “Visão de Futuro” da empresa é seguro e infalível. Pela estratégia também se dá o único caminho para criar um ritmo de execução previsível.
- SABER 10/17 – O mapa mental e o mapa estratégico. A exclusiva função do líder é ser um facilitador e removedor de barreiras ao longo do processo de construção de novos projetos estratégicos. Além da capacidade de montar um time, equilibrando habilidades e conhecimentos específicos para executar com disciplina e vigor, terá principalmente que tomar decisões com qualidade e assertividade criando ritmo e produtividade. Construindo assim, um time autônomo e de alta performance.
- SABER 11/17 – Construir uma marca com fundamentos sólidos. A marca é quem vende. A transação comercial é só uma consequência do que a marca e seus atributos representam quando é exposta na forma de uma “logomarca” para seus clientes. Sem a Marca, seu time de vendas só conseguirá vender com cada vez mais desconto e prazo. Se o líder negligencia a construção da marca, seu time de vendas apenas é comprado pelo cliente. Não vende nada. A margem desaparecerá e inevitavelmente sua empresa morrerá no tempo.
- SABER 12/17 – Construir o plano de marketing e comunicação. Engajamento via personalização é o desafio a ser perseguido. Conteúdo relevante, que gera conhecimento, é a única forma de engajar com seus clientes até que estejam prontos para comprar seus produtos e serviços. Antes de comprar, os clientes pesquisam por alternativas e soluções. Na sequência, pela reputação da Marca. O líder diligente, monitora o engajamento com seus clientes através do cuidado com o conteúdo que lhe é oferecido. Sem engajamento com a marca, inevitavelmente sua empresa morrerá no tempo.
- SABER 13/17 – Definir a estratégia e o plano de vendas. A metodologia CRM que gera “pipeline” com “forecast” é infalível. Nunca confunda a metodologia CRM com um sistema qualquer. Se você investiu num sistema sem compreender a metodologia, seu CRM nunca, em hipótese nenhuma, vai funcionar e seu investimento em software, hardware, treinamento foi para o lixo! As metas de vendas que foram desdobradas do orçamento anual deverão ser cumpridas com assertividade e não com as tradicionais desculpas do líder de vendas despreparado para seus novos desafios.
- SABER 14/17 – Intervir no processo de orçamento e compreender a importância do capital de giro e fluxo de caixa. O líder não segue o orçamento – é orientado por ele com objetivo de superá-lo. Oferece alternativas que impactam no resultado das receitas, margem de contribuição e finalmente o ebitda. O líder desafia o orçamento construindo valor para a empresa. Esse líder deverá ser considerado pela empresa como um associado e nunca como um funcionário.
- SABER 15/17 – Avaliar o desempenho do time para criar planos de desenvolvimento individual. Considere seu time como “headcount”. Monte o melhor time que seu dinheiro pode contratar com o budget que lhe foi assinalado. É obrigação do líder, além de montar o melhor time, passar clareza sobre as expectativas, avaliar periodicamente o desempenho e apontar e monitorar áreas de desenvolvimento. Se seu líder não avalia o desempenho combinado com seu time, você não tem um líder, mas um capataz.
- SABER 16/17 – Acordo de metas e métricas. Pactue e repactue sempre que necessário o acordo de metas e métricas com cada indivíduo do seu time. Follow-up individuais semanais, seguidos de reuniões quinzenais de sinergia com todos são essenciais para garantir a autonomia que produz performance. São essenciais também para que intervenções sejam feitas assim que identificados desvios nos KPIs acordados. Ser líder é ser previsível!
- SABER 17/17 – Construa uma nova empresa a cada ano. Construa projetos estratégicos, novas competências alinhadas com a Visão da empresa. Para que ela possa se perpetuar no futuro, onde rupturas e novas tecnologias a substituirão e até seu mercado, contrate e cultive os líderes. Eles serão seus principais ativos!