A execução previsível do planejamento é a única forma de materializar a ESTRATÉGIA
Responsável pela formação da cultura organizacional através do reforço da prática dos valores da empresa.
Nessa perspectiva a empresa também trata do capital humano individualmente e também o capital organizacional, através da gestão integrada de processos e rotinas na busca por excelência operacional.
Outro aspecto que deve ser tratado nessa perspectiva é o capital da informação, que inclui as informações da empresa integradas através de um software de gestão – ERP, e também inclui a inteligência competitiva, que é um conjunto de indicadores monitorados de forma sistemática que auxilia na tomada de decisões.
Durante a fase de execução, empresas falham por muitos motivos – mas principalmente pelos três listados abaixo, que são negligência de gestores que não merecem ocupar seus cargos.
- Falta de visão e paixão
- Falta de planejamento
- Falta de disciplina
Uma estratégia só terá algum valor quando suas táticas, relacionadas a conceitos bem articulados, criarem uma marcha de execução disciplinada e previsível. A execução é a única forma de materializar as estratégias.
o diabo mora nos detalhes
A sensibilidade do líder é quem determina a velocidade da marcha de execução. O perfil do time deve ser compatível com o desafios estabelecido pelas estratégias.
Como gestor e líder, nunca exija além da sua capacidade que é definida pelo conjunto de competências dos talentos e líderes que formam sua equipe.
Ir além significa estressar a organização e gerar ruptura que destrói a harmonia, levando a empresa a falhar com seus clientes, parceiros, fornecedores e consequentemente com os acionistas.