Uma vez estabelecida a visão, o – roadmap – [* template abaixo] de produtos e serviços deverá ser construído de forma coerente. Se a visão aponta para onde seu negócio está evoluindo, sua oferta de produtos e serviços devem seguir obrigatoriamente alinhada com a visão.
Todos os investimentos designados para criação de novas competências ou contratação de mais capacidade produtiva deverão obrigatoriamente corresponder a construção da visão da empresa.
A combinação entre pessoas, processos e tecnologia é essencial na construção do futuro da empresa.
Não existe futuro sem inovação. Não existe inovação sem aplicação tecnológica.
Os colaboradores que formaram seu capital humano e que trouxeram a empresa até aqui não serão necessariamente os mesmos que a levarão para a próxima etapa. Novas habilidades, novos conhecimentos, novas atitudes serão necessárias para construir seu futuro.
Para o processo de concepção de novos produtos ou serviços se faz necessário a construção de um business plan [* template abaixo] que organiza as ideias. Ele mapeia e antecipa as barreiras, e mitiga as possibilidades de fracasso.
O business plan contempla, em uma única página: segmentação de clientes, atividades chave, proposta de valor, recursos necessários, parcerias estratégicas, relacionamento com clientes, canais de vendas, estrutura de custos e fontes de receitas.
A montagem do “canvas” [* template acima] possibilita mitigar riscos portanto, garante as melhores chances do projeto cumprir seus objetivos a ponto de transformar-se numa nova fonte de receita para a empresa. Ao mesmo tempo, colabora com a construção da marca especificamente no atributo de marca denominado inovação.
Qual impacto da negligência sobre esse tema?
Sem inovação a Marca não evolui. A empresa fica estancada na venda pelo menor preço. Nesse cenário as margens sempre tendem a cair até desaparecerem completamente.
É fácil identificar empresas com esse perfil. Normalmente, um dos sinais é o logotipo que não muda desde sua fundação que ilustra que ainda está presente a figura preeminente do dono que sustenta as premissas que foram elaboradas na época na concepção da empresa. Olhe para o seu logo, veja quanto tempo ele está na mesma configuração e responda se sua empresa se renova ou apenas sustenta o modelo de negócio criado pelo fundador.