Expectativas e prioridades
O acordo de metas e métricas é um pacto. Deverá ser construído conjuntamente entre o líder – que irá executá-lo – e seu chefe – que servirá exclusivamente de: a) mantenedor do foco, b) orientador do planejamento e c) facilitador na remoção das barreiras que certamente aparecerão ao longo do processo de execução.
As expectativas deverão ser escritas e documentadas de forma SMART
- Muito e(S)pecífica para que não haja ambiguidade
- Devem possuir (M)étricas claras e auditáveis
- Devem desafiar irem (A)lém do que o líder foi contratado para executar
- Devem ser (R)ealistas
- As etapas deverão ser colocadas na linha do (T)empo
O acordo de metas e métricas é um desdobramento obrigatório do mapa estratégico. Cada objetivo descrito – “milestones” deverá estar absolutamente relacionado ao mapa estratégico. Uma vez estabelecido o ritmo de execução a única garantia que as estratégias definidas serão rigorosamente executadas é o acordo. É simplesmente infalível!
Metas e Métricas
Cuidado #1! Não (nunca) coloque metas e métricas para abrir proficiência do líder que executará os projetos descritos no mapa estratégico. O indicador correto é a resultante do trabalho bem feito, ou seja, se der certo, o que devemos observar.
Cuidado #2! Não (nunca) coloque metas que não possam sofrer intervenções. As metas e métricas não servem para auditoria. É uma tremenda burrice auditar metas e métricas. Elas servem exclusivamente para garantir que intervenções imediatas sejam feitas caso o projeto escorregue ao longo da execução, o que certamente ocorrerá em algum ponto.
Executar sobre o mapa estratégico utilizando um acordo de metas e métricas significa construir novas competências que a empresa ainda não tem. Também significa masterizar outras competências que ainda não conquistaram plenitude. Por exemplo:
- Implementar um ERP que automatize todos os processos internos
- Implementar CRM como ferramenta de gestão de vendas
- Implementar marketing de conteúdo com mecânico de construção da marca
- Automatizar PCP (não importa o seu segmento; sua empresa tem um PCP seja ela uma indústria, de serviços, de distribuição ou de varejo)
- Implementar cultura orçamentária com visão de construção de ebitda