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Engajamento: entenda para que serve um acordo de Metas & Métricas

O acordo de metas e métricas é um desdobramento obrigatório do mapa estratégico. Cada objetivo descrito - "milestones" deverá estar absolutamente relacionado ao mapa estratégico.

Expectativas e prioridades

O acordo de metas e métricas é um pacto. Deverá ser construído conjuntamente entre o líder – que irá executá-lo – e seu chefe – que servirá exclusivamente de: a) mantenedor do foco, b) orientador do planejamento e c) facilitador na remoção das barreiras que certamente aparecerão ao longo do processo de execução.

As expectativas deverão ser escritas e documentadas de forma SMART

  • Muito e(S)pecífica para que não haja ambiguidade
  • Devem possuir (M)étricas claras e auditáveis
  • Devem desafiar irem (A)lém do que o líder foi contratado para executar
  • Devem ser (R)ealistas
  • As etapas deverão ser colocadas na linha do (T)empo

O acordo de metas e métricas é um desdobramento obrigatório do mapa estratégico. Cada objetivo descrito – “milestones” deverá estar absolutamente relacionado ao mapa estratégico. Uma vez estabelecido o ritmo de execução a única garantia que as estratégias definidas serão rigorosamente executadas é o acordo. É simplesmente infalível!

Metas e Métricas

Cuidado #1! Não (nunca) coloque metas e métricas para abrir proficiência do líder que executará os projetos descritos no mapa estratégico. O indicador correto é a resultante do trabalho bem feito, ou seja, se der certo, o que devemos observar.

Cuidado #2! Não (nunca) coloque metas que não possam sofrer intervenções. As metas e métricas não servem para auditoria. É uma tremenda burrice auditar metas e métricas. Elas servem exclusivamente para garantir que intervenções imediatas sejam feitas caso o projeto escorregue ao longo da execução, o que certamente ocorrerá em algum ponto.

Executar sobre o mapa estratégico utilizando um acordo de metas e métricas significa construir novas competências que a empresa ainda não tem. Também significa masterizar outras competências que ainda não conquistaram plenitude. Por exemplo:

  1. Implementar um ERP que automatize todos os processos internos
  2. Implementar CRM como ferramenta de gestão de vendas
  3. Implementar marketing de conteúdo com mecânico de construção da marca
  4. Automatizar PCP (não importa o seu segmento; sua empresa tem um PCP seja ela uma indústria, de serviços, de distribuição ou de varejo)
  5. Implementar cultura orçamentária com visão de construção de ebitda

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