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Sem marca sua rentabilidade desaparece e sua empresa morre

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  May 21, 2020  Plano de NegóciosPlanejamento Estratégico

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Marca, marketing e comunicação é despesa se você não sabe o que está fazendo, portanto, não gaste nenhum dinheiro se esse for o caso.

A combinação entre Marca, Marketing e Comunicação tem uma única meta e métrica bem definida que é gerar leads qualificados. Descarte qualquer outra!

O gestor sênior deverá executar seus planos e estratégias baseados na sua proficiência, e certamente combinará desde campanhas para construção de Marca baseada na geração de conteúdo relevante, até campanhas promocionais integradas à vendas com call to action que geram vendas.

O acervo de programas integrados entre Marketing e Vendas deverá ser vasto, dinâmico e complexo, mas com estratégias simples e muito bem definidas, divididas em três etapas compreensíveis que tem a forma de um funil. São elas:

  1. Boca : Nessa etapa o cliente ainda não tem um problema. Nutra esse cliente com conteúdo relevante que gera conhecimento até que um dia o problema aparecerá para ele e, finalmente, ele lembrará de você. Não se iluda em gerar o problema onde ele não existe. Se sua empresa é um trendsetter, ok. Se não é, junte-se ao resto dos 99% das empresas mortais que atendem demandas já latentes nos seus mercados.
  2. Meio : Uma vez capturado o cliente pelo sistema de nutrição, acompanhe (monitore) quantas vezes o cliente abriu seu e-mail, seu post, seu blog, seu vídeo…. Nessa etapa ele está apenas estudando alternativas para resolver o tal problema. Se ele te acessa, você conseguiu se transformar numa forte de referência confiável através do seu conteúdo relevante. Não estupre o cliente nessa fase, pois ele ainda não está pronto para comprar.
  3. Fundo : Cada vez que o cliente te visita nas suas mídias (engajamento) de alguma forma marque com uma “estrelinha” (lead score)… aí é chegada a hora daquela ligação do seu melhor e mais bem treinado vendedor que transforma o lead qualificado em venda. Isso só acontecerá porque aquele vendedor ruim já não trabalha mais na sua empresa.

Invista muito dinheiro nesse mecanismo do funil de marketing e comunicação!

Cada centavo terá retorno exponencial na forma de geração de leads qualificados que se convertem rapidamente em vendas.

Porém, antes de despejar um verdadeiro caminhão de dinheiro na Marca, Marketing e Comunicação entenda quem é seu gestor, suas competências, conhecimentos e habilidades.

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Conheça suas estratégias e verifique suas ideias para cada fase do funil descrito acima. Se ele não conseguir articular, existe duas possibilidades. Situação #1 – É um gestor jovem (cabeça jovem), ativo, curioso, inquieto que vale a pena desenvolver contratando uma consultoria proficiente para ajudá-lo a ganhar experiência, ou, Situação #2 – Troque de profissional!

É fácil identificar. Na Situação #1, o profissional quer fazer tudo em casa, na própria empresa. Ele estuda as ferramentas e está sempre propondo e apresentando “penduricalhos digitais” e tecnologias novas. Esse é aquele que a gente gosta até de ficar perto pela energia e entusiasmo. Já na Situação #2, é aquele que quer contratar uma agência para terceirizar suas responsabilidades. Esse tipo de incompetente também evolui negativamente, botando a culpa na agência por suas falhas e insucessos.

Conheça suas estratégias e verifique suas ideias para cada fase do funil descrito acima. Se ele não conseguir articular, existe duas possibilidades. Situação #1 – É um gestor jovem (cabeça jovem), ativo, curioso, inquieto que vale a pena desenvolver contratando uma consultoria proficiente para ajudá-lo a ganhar experiência, ou, Situação #2 – Troque de profissional!

É fácil identificar. Na Situação #1, o profissional quer fazer tudo em casa, na própria empresa. Ele estuda as ferramentas e está sempre propondo e apresentando “penduricalhos digitais” e tecnologias novas. Esse é aquele que a gente gosta até de ficar perto pela energia e entusiasmo. Já na Situação #2, é aquele que quer contratar uma agência para terceirizar suas responsabilidades. Esse tipo de incompetente também evolui negativamente, botando a culpa na agência por suas falhas e insucessos.

Conheça suas estratégias e verifique suas ideias para cada fase do funil descrito acima. Se ele não conseguir articular, existe duas possibilidades. Situação #1 – É um gestor jovem (cabeça jovem), ativo, curioso, inquieto que vale a pena desenvolver contratando uma consultoria proficiente para ajudá-lo a ganhar experiência, ou, Situação #2 – Troque de profissional!

É fácil identificar. Na Situação #1, o profissional quer fazer tudo em casa, na própria empresa. Ele estuda as ferramentas e está sempre propondo e apresentando “penduricalhos digitais” e tecnologias novas. Esse é aquele que a gente gosta até de ficar perto pela energia e entusiasmo. Já na Situação #2, é aquele que quer contratar uma agência para terceirizar suas responsabilidades. Esse tipo de incompetente também evolui negativamente, botando a culpa na agência por suas falhas e insucessos.

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