Nori Lucio Jr May 26, 2020 Plano de Negócios, Planejamento Estratégico
Nunca confunda seu ego com a mensagem para seus clientes. Nunca é sobre o que você acha, mas como seus clientes te percebem.
O que você pensa que seus clientes acham de você chama-se “chute”, portanto, siga fielmente daqui para frente o conceito. Afinal, não tem nada mais prático que uma boa teoria.
- Identifique os Fatores Críticos de Sucesso (F.C.S.) que representam os gatilhos que fazem com que o cliente lembre de você quando precisa comprar um produto ou serviço.
- Monitore. Ao longo do tempo os F.C.S. mudam de forma muito dinâmica. Os clientes de seus clientes também se adaptam aos novos comportamentos de compra impostos pelo mercado.
- Verifique através de pesquisa formal (não de chute) se sua empresa está posicionada sempre no shortlist quando os gatilhos disparam na cabeça do cliente que precisa comprar seus produtos ou contratar seus serviços.
- Entenda porque seus concorrentes estão na sua frente quando dispara o gatilho. Aja com velocidade, rigor, vigor e diligência para exterminar essa distância. Não celebre achando que conseguiu resolver – continue medindo e monitorando.
Se você conseguir substituir “chute” por essa pequena ciência, que está mais para bom senso que para ciência, Parabéns! Você construiu uma empresa orientada ao cliente.
Como resultado prático seu cliente sempre será surpreendido e, consequentemente, sua Marca subirá na escala de preferência e convicção. Infelizmente será uma missão diária se manter nessa posição que é almejada por todos seus concorrentes.
Os ataques virão de todos os lados e sempre com força. Muitas vezes com “n” vezes mais força que sua empresa terá condições de suportar dependendo do tamanho do seu concorrente.
Sobre esse tema, ser vigilante ao ponto de se antecipar ao ataque eminente é a única opção, por isso um dos seus mais valiosos colaboradores será o de inteligência. Contrate bem, cuide bem e pague bem por esse profissional!