Analisar e monitorar o ambiente de mercado deve ser uma prática constante. Além de estarem atentos, devem compartilhar suas informações e opiniões. O líder que fala “deu merda…” deve ser afastado de suas responsabilidades imediatamente.
O líder tem como responsabilidade antecipar-se.
O líder é aquele que além de alertar e dizer que “vai dar merda…”. Ele traça cenários, cria planos de contingências e propõe alternativas e recomendações.
O mercado sempre dá sinais claros sobre oportunidades e desastres que poderão ser identificados quando monitorados de forma estruturada.
A empresa que se coloca em situação de risco ou perde uma oportunidade pela negligência na observação do mercado ou morosidade na ação, desaparecem. Quebram por gestão ruim, consumidas pela concorrência ou novas tecnologias e técnicas que neutralizam seu modelo de negócio.
A análise de mercado [* template abaixo] se dá ao observar sistematicamente os aspectos: Politico, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Legal.
A observância sistêmica desses fatores auxiliam a empresa a se preparar de forma defensiva criando cenários e contingências, ou ofensiva ajustando seus investimentos em capacidade de produção e nas iniciativas de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, por exemplo.
Qual impacto da negligência sobre esse tema?
A não observância normalmente leva a empresa diretamente ao “iceberg” sem deixar nenhuma margem para manobra. Por exemplo: flutuação de dolar, aumento de juros de financiamento, greves, tecnologias que geram ruptura, mudanças na legislação tributária, restrições na importação, exigências de certificações.