Nori Lucio Jr June 6, 2019 Planejamento Financeiro
A maioria das empresa confunde planilha em excel com orçamento. Orçamento é uma conversa, um pacto, entre o diretor executivo e seus líderes e gestores sobre o que será construído ao longo do ano.
É a mais eficaz das ferramentas de engajamento com seus lideres e gestores juntamente com um planejamento estratégico compreensível.
O que você precisa saber, passo a passo, para construir uma gestão financeira austera e criar uma cultura orçamentária com visão de ebitda.
- O que significa criar cultura orçamentária com visão de ebitda?
- Por que o orçamento é a primeira etapa de um processo de planejamento estratégico?
- Qual impacto para uma empresa quando opera sem orçamento definido para o ano fiscal?
- Quais os passos que devem ser considerados durante o processo de construção do orçamento?
- Como utilizar o DRE – Demonstrativo de Resultados – como ferramenta para elaboração do orçamento?
- Orçamento é uma planilha? Ou é uma conversa entre executivos e líderes sobre o que será construído ao longo do ano?
- Como calcular e captar o capital e giro necessário para financiamento da operação?
- Porque capital de giro representa a principal causa de morte das empresas?
- Porque capital de giro mata a empresa principalmente quando está em crescimento acelerado?
- A gestão de fluxo de caixa deve ser diária. Por que transformar capital de giro em dívida é o início do fim da empresa?
- Como e quando revisar o orçamento planejando versus realizado?
- Quais decisões e intervenções são exigidas no processo de revisão?
- Como orçamento calibra processos e a “carga versus capacidade” de cada área?
- Precificação faz parte do orçamento? Como encontrar o ponto de equilíbrio – break even point?
- Por que as Metas de Vendas devem ser determinadas durante a elaboração do orçamento?
- Custo das Vendas. Por que a política de comissões devem ser calculadas no processo de precificação?