Nori Lucio Jr April 18, 2019 Liderança, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico
O Capital Humano da empresa é representado pelo conjunto de seus talentos e líderes.
Eles formam a base que produz a eficiência e produtividade, e podem ser a raiz dos problemas ou do sucesso da empresa.
No passado o recurso humano era facilmente substituído, atualmente as pessoas (assim como as máquinas) necessitam tanto de manutenção quanto de aquisição – “features” – de novos conhecimentos e competências para se tornarem mais produtivas.
A máquina, com relação a produtividade, tem seus limites. Já o líder consegue extrair continuamente mais eficiência dos outros profissionais pela sua capacidade de criar sinergias, motivar e gerenciar.
Uma fórmula simples e prática que funciona perfeitamente para compreender o perfil do profissional e ajudá-lo no aperfeiçoamento e desenvolvimento é o CHAE – Conhecimento, Habilidade, Atitude e Eficiência na execução.
A capacidade de execução é determinada pela atitude do profissional multiplicada por seu conhecimento somado à sua experiência.
EXECUÇÃO = A * ( C + H )
Ao calcular mentalmente o resultado da equação, deve ter cuidado com a nota que será atribuída ao Atitude. Se for zero, a nota poderá neutralizar um excelente profissional com Conhecimento + Habilidade. Se for 10 poderá privilegiar a boa atitude, o funcionário “gente boa”, versus a tecnicidade exigida por uma determinada função. O importante é balancear e obter o melhor resultado possível.
Para o aperfeiçoamento do capital humano da empresa é necessário técnica, que deverá ser aplicada por um profissional e/ou uma consultoria especializada, que oferecerá um programa organizado em etapas que promovem um processo de melhoria contínua de construção do capital humano e organizacional.
O conjunto do capital humano, quando organizado e harmonizado, forma o capital organizacional da empresa.
Sua empresa vale exatamente o quanto seu capital humano é capaz de produzir.
Clique aqui e leia artigo completo.