O Planejamento Estratégico determina orientação ao cliente. Você mapeou as Personas que interagem com sua Marca?

Diferente de público alvo, a Persona é representada por um personagem (um avatar) que deverá ser construído com incrível rigor no nível de detalhes. Para definição, além de hábitos e costumes, também deverá conter seus medos, frustrações e sonhos. Com base na descrição da Persona o time de marketing deverá criar as mensagens correspondentes [* […]

Diferente de público alvo, a Persona é representada por um personagem (um avatar) que deverá ser construído com incrível rigor no nível de detalhes. Para definição, além de hábitos e costumes, também deverá conter seus medos, frustrações e sonhos.

Definição das mensagens por persona
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Com base na descrição da Persona o time de marketing deverá criar as mensagens correspondentes [* template ao lado] que, através de um plano de comunicação abrangente, manterá a Marca bem comunicada e posicionada.

Se seu time de marketing não tem a persona definida, todo seu dinheiro está sendo jogado no lixo!

A Persona, antes de comprar seus produtos e serviços, passam por três fases:

  1. Ter um problema para resolver.
  2. Estudar alternativas e soluções.
  3. Decidir pela compra do produto ou contratação do serviço.

A Persona tem duas características destintas no processo de decisão. Podem ser:

  1. Decisor que tem a autoridade sobre a compra ou contratação.
  2. Influenciador que analisa tecnicamente o produto ou serviço antes de recomendá-lo para o decisor.

Ao longo da criação e publicação de conteúdo relevante considere e respeite cada fase. Considere e respeite também os temas que são é sensíveis para o decisor (exemplo: tranquilidade) e para o influenciador (exemplo: referência de clientes que já utilizam).

Nas fases 1 e 2 o cliente ainda não está preparado para comprar, então engaje com conteúdo relevante que gera conhecimento durante a fase de pesquisa. Na fase 3, capriche no CTA – call to action – para converter em vendas as oportunidades amadurecidas no processo de nutrição.

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Qual impacto da negligência sobre esse tema?

Sem o engajamento correto com sua(s) Persona(s), na hora da decisão de compra elas não entenderão a proposta de valor – value proposition – da sua empresa, levando a decisão para o menor preço.

Se sua área de marketing não tem Personas bem definidas e jornadas de engajamento, substitua sua área de marketing por uma consultoria especializada. Não confundir com consultoria com agência.

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