Planejamento 11/11: Como o planejamento estratégico impacta na construção da marca?

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  May 20, 2019  Planejamento Estratégico

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Ao longo do processo contínuo de nutrição gerado por campanhas integradas de vendas e marketing, que transformam prospects em leads qualificados… em clientes formando o funil de vendas, na maioria das vezes o cliente ainda não estará pronto para compra na primeira abordagem.

Nessa fase, o cliente ainda está usando o conteúdo gerado por sua empresa para estudar alternativas sobre como resolver determinado problema. 

Uma hora o cliente estará pronto e decidido. Nesse exato momento a marca entra em ação e deverá aparecer na cabeça do cliente espontaneamente e imediatamente. É o chamado short list.

“O principal objetivo do Planejamento Estratégico é construir uma marca que vende. A marca é o principal ativo de uma empresa.”

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No processo de venda da empresa, especificamente para a avaliação – valuation – a Marca representa o ágio que entra na equação do preço na forma dos chamados “múltiplos de ebitda”.

É um marcador de precificação da empresa classificado como tangível já que tanto o vendedor quanto o comprador da empresa reconhecem que sua marca está no short list dos clientes quando decidem comprar um produto ou contratar um serviço. 

A construção da marca nunca deverá ser delegada.

É uma responsabilidade exclusiva do diretor executivo da empresa que deverá dedicar-se à sua construção, investindo e cobrando resultados na forma de reconhecimento espontâneo, preferência e quem sabe um dia, até convicção como no template ao lado. 


O diretor executivo que não tem na sua agenda tempo dedicado para construção da marca, não deverá ficar à frente da sua empresa por negligenciar seu maior ativo.

Diretores pouco preparados entendem investimentos na marca como despesas já que não conseguem mensurar a importância da marca ao longo da construção de um empreedimento que poderá valer milhões. Se esse é o caso da sua empresa, livre-se do diretor imediatamente ! 

 Qual impacto da negligência sobre esse tema?

Se o cliente não lembra da marca, o telefone não vai tocar. Sua área de marketing deve responder sobre em que posição – ranking – sua marca aparece de forma espontânea na cabeça de seus clientes.

Se não souber responder, substitua sua área de marketing por uma consultoria especializada, que além de mais eficiente, é inúmeras vezes mais barata. Não confunda contratar uma consultoria de marca com “refazer seu logotipo”.

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