Nori Lucio Jr May 13, 2019 Planejamento Estratégico
Conhecer o concorrente apenas pelo nome demonstra falta de conhecimento do negócio, além de não ter nenhuma serventia prática na batalha diária pela competitividade.
Monitorar os fatores críticos de sucesso que lhes foram atribuídos positivamente por seus clientes é a forma correta de estudar a concorrência.
O diretor executivo tem como responsabilidade elaborar projetos estratégicos para alcançá-los, neutralizá-los e principalmente superá-los.
É de responsabilidade exclusiva do diretor executivo observar seus concorrentes através dessa perspectiva e agir.
A concorrência só pode estar posicionada em um dos quatro quadrantes demonstrados no template ao lado, portanto, o mapeamento é simples.
Os líderes da empresa devem ter iniciativas transformadas em programas criativos e/ou inovadores para migrar a empresa de um quadrante para próximo até conquistar o sonhado aprisionamento.
Seu concorrente pode estar no quadrante de:
- Menor preço apontando uma estratégia de menor custo
- Valor agregado, vendendo através de um canal de vendas que agregue mais serviços
- Relevância da marca, quando a estratégia é colocar a marca sempre na memória do cliente – short list
- Aprisionamento, quando a estratégia é aumentar a barreira de saída, ou seja, tornar quase impossível para o cliente comprar ou contratar outro produto ou serviço de seu concorrente
Qual impacto da negligência sobre esse tema?
O gestor preguiçoso prefere lamentar-se e buscar desculpas e culpados ao invés de assumir sua exclusiva responsabilidade pelo fracasso diante do concorrente, que está dominando o mercado.