Blog da brandME

Planejamento 7/11: O Planejamento Estratégico é essencial para o posicionamento da empresa?

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

Nori Lucio Jr  May 14, 2019  Planejamento Estratégico

7-11 final.jpg

Posicionamento: Como conquistar a singularidade?

O planejamento estratégico também monitora a trajetória por onde flui o dinheiro – revenue stream – do segmento de mercado que sua empresa participa. 

Uma vez que o conjunto de dores, frustrações e sonhos dos clientes estejam devidamente mapeadas, devem ser organizadas em mensagens objetivas. Uma vez testada a eficiência das mensagens através de pesquisa, comunique-as de forma abrangente e frequente principalmente na fase em que o cliente pesquisa por soluções ou seja, antes de tomar a decisão de aquisição ou contratação. 

“Nutra de forma sistêmica seu público alvo oferecendo conteúdo relevante, ou seja, aquele que gera conhecimento”.

No longo e contínuo processo de construção da marca, não existe corte de caminho. O posicionamento deverá ser preciso já que encurtar a variável tempo é inegociável. 

A conquista do reconhecimento, preferência e convicção pela marca, que gera venda, só acontece com coerência e consistência em sua narrativa que será contada ao longo do tempo através de seus programas de marketing e comunicação.

Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios.CLIQUE AQUI para download
Baixe gratuitamente os templates da brandME para montar seus planos de negócios. CLIQUE AQUI para download.

O posicionamento só acontece quando sua empresa atinge a singularidade. Na prática quando a marca exerce influência sobre: 

  1. A decisão de compra do cliente (ao mesmo tempo que …)
  2. Sua proposta de valor está distante da oferecida pelo seu concorrente.

Singularidade [* template ao lado] pode parecer um objetivo inatingível para empresas e líderes preguiçosos mas, como não existe outra possibilidade a não ser perseguí-la com resiliência e resistência, enfrente esse desafio com vigor apoiado por um planejamento estratégico compreensível.

 

Qual impacto da negligência sobre esse tema?

Sem posicionamento a empresa corre o risco de sair da trajetória onde o fluxo de dinheiro corre no segmento de mercado que atua. Esse fluxo de capital é determinado pela relação de oferta e demanda entre todos os “players” do segmento que formam um verdadeiro ecossistema.

Como todo ecossistema tem uma hierarquia, posicione-se para alcançar o topo da cadeia e influenciar o fluxo de capital.

Quer saber mais? Clique aqui para download gratuito do ebook

Leia mais

Todos os posts