Posicionamento
O Posicionamento da empresa refere-se à ideia central do negócio. Seus clientes, parceiros e fornecedores reconhecem sua empresa, sua Marca, através da proposta de valor – value proposition – ofertada no seu portfólio de produtos e serviços.
A empresa posicionada corretamente encontra-se na confluência entre oferta e demanda. Nesse ponto de encontro, existe um fluxo significativo de dinheiro entre clientes, parceiros e fornecedores formando um ecossistema particular caracterizado pelas transações comerciais entre os “players”.
O posicionamento não deve ser estático portanto, exige manutenção ao longo do tempo. O posicionamento deve evoluir conforme o ambiente de mercado amadurece adaptando-se as novas condições oferecidas principalmente por dois fatores:
- O processo de decisão de compra do cliente que sofre diferentes influências ao longo do tempo.
- Os concorrente que apresentam novos produtos, serviços e tecnologias.
Ambos os fatores impactam na dinâmica do segmento de mercado ao qual sua empresa esta inserida exigindo monitoramento e refinamento constante do posicionamento.
“The elevator speech”
A melhor expressão do posicionamento pode ser observada no seu “discurso de elevador- elevator speech”. Faça o teste do elevador imaginando que você encontra um amigo entrando no elevador e ele pergunta o que você anda fazendo.
Você terá do térreo até o 8o. andar para responder de forma simples, precisa, crível e sem gaguejar.
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Posicionar-se significa almejar a singularidade. Verifique se sua empresa está:
- Criando diferenciais competitivos através da aplicação de novas tecnologias que dificultam o concorrente acompanhar.
- Melhorando, continuamente, seus processos e rotinas gerando excelência operacional, que permite praticar preços mais competitivos sem perder rentabilidade.
- Construindo sua Marca com uma narrativa consistente e que promova a preferência de seus clientes por seus produtos e serviços.
- Através de aquisições, comprando empresas menores formando uma empresa maior e, consequentemente, com maior participação de mercado.
- Monitorando de forma sistêmica seus concorrentes e também alterações no comportamento de compra de seus clientes.