A função do líder ( gestor ) é ser exclusivamente um facilitador pra a manutenção do ritmo da execução. O líder deve ter a capacidade de ouvir para compreender, e aí sim, ajudar oferecendo técnicas e alternativas para remoção de barreiras que naturalmente aparecerão no caminho.
O líder também deve ter a capacitação para montar e desenvolver seu time.
Seu desafio constante é compatibilizar o skill de cada colaborador conforme respectivo desafio para que sejam capazes de executar com eficiência, disciplina e alegria contra o plano que foi combinado.
Deve ter a habilidade de delegar (não delargar) melhorando a fluência e a performance geral do time.
O mapa estratégico [* template abaixo] é a fotografia que representa a síntese do planejamento estratégico. O Mapa contêm exclusivamente o que é essencial e seus indicadores – Fatores Críticos de Sucesso > KPIs – estabelecem uma relação de dependência que ilustra o efeito em cascata caso ocorra qualquer ruptura.
É organizado observando quatro perspectivas que tornam o plano simplesmente infalível! São elas:
- Perspectiva financeira. Sem orçamento nem comece seu planejamento estratégico.Toda empresa está subordinada ao orçamento para o ano fiscal que se inicia.
- Perspectiva do cliente. Satisfação do cliente impacta a marca, por isso não é uma métrica, mas sim uma obsessão.
- Perspectiva dos processo internos. Não existe gestor ou gerente sem processos bem definidos e automatizados. 100% dos seus processos devem estar automatizados por um ERP. Assegure que seus processos nunca fiquem desatualizados, implementando uma certificação como ISO, por exemplo.
- Perspectiva da organização. Seus talentos individuais devem saber como se comportar em grupo. Um acordo de metas com métricas estabelece a regra do jogo promovendo harmonia e sinergia que se transforma em produtividade.
Qual impacto da negligência sobre esse tema?
Não existe planejamento estratégico sem o mapa estratégico. Não existem líderes sem o mapa estratégico.
Guiados pelo mapa estratégico, os líderes são os responsáveis pelo desdobramento em atividades e principalmente o engajamento entre times multidisciplinares que gera o ritmo de execução.