Toda empresa deve ter disponível um conjunto de materiais, chamados de institucionais para mostrar a seus clientes, parceiros e fornecedores. Durante a criação e confecção do material, reflita sobre a possibilidade de substituir a usual maquiagem que os torna extremamente caros pela funcionalidade que promove, de forma rápida, a mensagem da empresa.
Vale lembrar que a maior parte do material institucional acaba indo pro lixo, seja dento da empresa, seja no lixo do cliente que o recebeu.
Filme institucional: tem uma função nobre, fundamental para a compreensão do posicionamento da empresa. É uma ferramenta obrigatória para o time de vendas que fala constantemente com novos clientes. Reflita sobre substituir a fala espontânea do representante de vendas enquanto apresenta a empresa por um filme breve com a palavra do presidente, dos diretores e testemunhal de clientes satisfeitos com a empresa. [ Veja no vídeo ] que a cidade maravilhosa, parece muito mais maravilhosa. Talvez, nenhum vendedor fosse tão eficaz no posicionamento quanto um filme como esse. http://www.youtube.com/embed/Z00jjc-WtZI
Folder institucional: Juntos, o filme e o folder, têm a função de em 15 minutos de conversa com o cliente posicionar de forma compreensível sua empresa, seus produtos e serviços. De certa forma, pedem permissão para que a extensão da reunião seja suave e naturalmente garantem ao vendedor a oportunidade de qualificar com precisão o cliente e suas reais necessidades. _Torne obrigatória a utilização destas duas ferramentas para qualquer indivíduo que tenha relacionamento com clientes. Ou então, confie o destino da sua marca a capacidade de articulação e dicção de seus representantes de vendas. Receita infalível para o fracasso na construção da marca!
Catálogo: Transforme-o em catálogo on-line versus impresso. Um catálogo tem como característica seu dinamismo refletido na atualização de novos produtos, preços, políticas etc… O catálogo on-line é fácil de armazenar, fácil de distribuir e fácil de acessar. Está sempre atualizado! – Existem ferramentas gratuitas que simulam seu catálogo on-line transformando-o numa verdadeira revista. _Como próximo passo, a revista estará integrada com seu e-commerce e o cliente além de se informar, também poderá colocar pedidos.