Nori Lucio Jr December 30, 2020 Planejamento Estratégico
Uma visão compreensível
O líder brigará pela sua empresa em todas as batalhas e saberá reproduzir sua visão vocalmente e calorosamente sempre que as coisas saírem do eixo. O assistente sempre acha a visão “babaquice” e debocha dos que a perseguem. Livre-se dessa gente!
Um conjunto valores que criam cultura organizacional
A única justificativa para elaboração dos valores da empresa está na sua capacidade de harmonizar a organização pelo simples fato de formarem um código de conduta entre os colaboradores. É empolgante sentir numa empresa a presença dos valores no sorriso de seus profissionais.
Uma empresa sem “valores funcionais”, segue os “valores pessoais” do dono ou do chefe e, consequentemente, gera invariavelmente um ambiente de conflito. Os valores quando funcionais e nunca – em hipótese nenhuma – individuais, criam uma cultura organizacional independente e acolhedora, gerando um ambiente seguro e propício ao bom desenvolvimento das tarefas, dos projetos e da inovação com criatividade.
A pior coisa que pode acontecer na sua empresa é não ter os valores bem difundidos e vivenciados pela ausência, incompetência ou negligência do RH. O conflito, a insegurança e o desrespeito dominam o dia a dia dessas empresas formando um verdadeiro clima de guerra e fofoca entre os já péssimos empregados, e também liderados pelos também péssimos gestores.
Um mapa estratégico
O mapa estratégico coloca sobre 4 perspectivas os objetivos gerais da empresa e ilustra como a contribuição de cada área e de cada líder influenciará no resultado final.
O formato e a organização das informações no mapa oferecem uma visão integrada, combinando 3 elementos fundamentais para uma gestão harmoniosa e previsível:
- Foco. Cada área da empresa compreende suas responsabilidades e expectativas.
- Sinergia. Cada área compreende sua importância dentro do planejamento estratégico global da empresa. Compreende também o impacto ao falhar durante o processo de execução.
- Controle. Além das expectativas, as métricas devem ser bem definidas. A melhor forma de reforçar a execução é atrelar a remuneração variável e o bônus ao desempenho individual e em equipe.