Desativar seu TI é a decisão correta a ser tomada
Desativar sua ineficiente área de TI será, certamente, a melhor decisão a ser tomada antes de embarcar nessa obrigatória e revigorante jornada da transformação da empresa pela Transformação Digital.
Infelizmente e normalmente seu profissional de T.I. já trabalha na sua empresa por muitos anos, ou anos suficientes para criar inúmeras “arapucas” portanto, será impossível livrar-se dele imediatamente.
A primeira batalha para Transformação Digital que deverá ser enfrentada será a de desativar essas arapucas e nunca mais virar refém do TI. Será um processo longo e deverá ser conduzido com cuidado para que não haja ruptura, ou seja, ao mesmo tempo que desmonta uma solução “arapuca” deverá colocar uma nova solução escalável, estável, móvel e segura no lugar. Certamente o custo irá aumentar, antes de despencar.
Nessa fase, seu velho TI como de costume, irá colocar inúmeras barreiras ao invés de oferecer inúmeras soluções. Ele será seu principal inimigo nessa jornada, por isso, livre-se dele o mais rápido possível.
A primeira barreira a ser vencida
Uma primeira barreira a ser vencida será a empresa compreender que assim como a luz, agua, telefone, gás, internet chegam “pela rua”, sua infra-estrutura de hardware e software também deverá chegar. Portanto, nenhuma (zero!!!) infra-estrutura de hardware e software deverá constar como investimento ou um ativo da empresa.
Na prática isso significa que a empresa deverá contratar um prestador de serviços terceirizado, comprovadamente experiente para instalar e manter toda sua infraestrutura (notebooks, impressoras, wifi, suporte ao usuário, backup e recovery…). O prestador de serviços, “contabilmente”, estará alocado num centro de custos de despesas e não na folha de pagamento. Na prática, isso significa que essa despesa poderá crescer ou reduzir facilmente conforme o desempenho da empresa sem nunca ter gasto dinheiro com aquisição de qualquer equipamento.
Em hipótese nenhuma avance na Transformação Digital antes de certificar-se que essa barreira tenha sido superada. Toda energia dos líderes deverá estar focada na automação de – workflow – processos internos e principalmente na experiência do cliente – customer experience – Nenhum investimento – capex – deverá ser alocado para compra de infraestrutura de hardware e software que não seja exclusivamente na forma de serviços ou assinatura – SaaS.
Como contratar seu novo líder de TI
Não contrate e nem gaste tempo entrevistando aquele TI “apegado” ao servidor, ao backup, à infraestrutura de redes, ao ERP monolítico ( Totvs ), ao upgrade do parque instalado de computadores, aquele TI preocupado como vencimento da licenciamento de software, com o “firewall” do Wifi.
Contrate sua nova liderança de TI com diligência porque será uma das mais ativas e indispensáveis lideranças para o futuro da empresa. Seu novo parceiro na Transformação Digital é um profissional de tecnologia vibrante, curioso e evolvente. Trará conhecimentos e habilidades sobre: Código, Cloud, SaaS, IoT, BigData, BlockChain, Inteligência Artificial, BI.
Pela sua capacidade de engajamento com os vários times multidisciplinares através da sua também capacidade de ouvir ativamente e de se comunicar será incansável em oferecer sugestões para melhorar a produtividade.
É um profissional “mão na massa”. Uma vez que todos concordaram com a solução tecnológica ele “pegará na mão” do time para implementar e treinar até que o uso se transforme em rotina.
Ele também detesta, com todas as suas forças, o ERP monolítico como Totvs, SAP, Oracle… e para imediatamente de jogar dinheiro no lixo com qualquer integração. Ao invés, inicia o processo de desmontagem dessas “arapucas” que aprisionam a empresa aos custos impagáveis que essas empresas cobram porque sua empresa virou refém.
O líder de TI é um líder que gosta de compartilhar e ensinar com paciência. Antes de substituir qualquer coisa, mostra as possibilidades da nova solução, seus benefícios e também suas limitações. Conscientiza o time sobre a necessidade de ambientação e adaptação às novas soluções.
Promover um ambiente favorável a Transformação Digital ajudará cada gestor a repensar suas áreas e seus processos como um verdadeiro empreendedor cuidando da sua “micro empresa” dentro da empresa:
- Repensar sobre o impacto na produtividade e custo
- Repensar sobre que tipo de profissional quer no seu time.
- Repensar sobre o impacto na experiência do cliente (seja interno, ou externo). 45 A primeira batalha para transformação digital que deverá ser enfrentada será a de desativar essas arapucas e não mais ser refém do TI.
- Repensar sobre sua carreira e sobre os próximos passos da sua jornada na busca por novos conhecimentos.
- Repensar se a empresa que trabalha oferece “solo fértil” para receber e premiar seu talento.
Esse profissional de TI deverá ser muito bem pago porque ele “se pagará” muito facilmente pela redução de custos e despesas através da melhoria contínua na produtividade individual e também da produtividade em grupo que suas soluções promoverão na empresa. Sem contar com o impacto na experiência do seu cliente.