Construindo Inteligência -BI – continuamente

Não existe gestão que leve sua empresa para o futuro sem Inteligência de Mercado, Vendas, Marketing, Produção, Produtividade, Financeira.Transformação Digital gera tonelada de dados. Aprenda a interpretar, fazer a pergunta certa e tomar decisões assertivas.

Não existe gestão que leve sua empresa para o futuro sem Inteligência de Mercado, Vendas, Marketing, Produção, Produtividade, Financeira.Transformação Digital gera tonelada de dados. Aprenda a interpretar, fazer a pergunta certa e tomar decisões assertivas.

Não confunda BI – Business Intelligence – com a ferramenta gráfica como PowerBI, por exemplo.

BI está relacionado a saber como formular a pergunta correta que permitirá observar a tendência ou comportamento de um dado específico. Uma vez feita a pergunta certa… uma ferramenta como PowerBI, Tableau, Qlik …. por exemplo, buscará – query – direto no banco de dados – datalake – do seu ERP ou no dado colhido, tratado e armazenado no Excel – view – e, publicará de forma gráfica cenários – dashboards – essenciais na tomada de decisões assertivas, ou seja, sem chute!

O BI é essencial para a seu planejamento estratégico. É a única ferramenta de apoio confiável para tomada de decisões porque apresenta os fatos e tendências eliminado o chute de gestores preguiçosos e mau preparados. Ao acompanhar o ritmo de 46 execução do planejamento estratégico da sua empresa, não aceite Excel. Não pela ferramenta, mas pela confiabilidade do dado e principalmente de quem os manipula.

BI funciona como um “cubo”, ou seja, você vai combinando os cenários que vão contando uma história transformado dado em informação pronta para uma boa tomada de decisão. Por exemplo: para acompanhar o desempenho da área de vendas, com um único gráfico você conseguirá combinar 5 perspectivas.

  1. Produto
    • market share por região
    • margem de contribuição
    • volume de vendas
  2. Cliente
    • participação – share of wallet
    • up sell e cross sell
    • % de participação nas vendas totais da empresa
    • ticket médio • RFV – recência, frequência e valor das compras
    • CLV – ciclo de vida ( em valor ) do cliente.
  3. Vendedor
    • mix de produtos
    • margem média dos pedidos
    • número de clientes na carteira
    • evolução das oportunidades de vendas da carteira – pipeline
    • retenção dos clientes
  4. Região
    • densidade de distribuidores
    • “buracos” sem presença de distribuidores
    • performance de vendas por região

Tudo isso, observado e analisado em períodos de tempo

BI não serve para auditar seus líderes, mas para eliminar barreiras através de decisões assertivas.

O desdobramento das estratégias que foram publicadas no seu planejamento estratégico gera um ritmo de execução seguro. No entanto, é sempre um desafio manter o “trem no trilho”. Por isso não se atreva iniciar um processo de execução sem um acordo de metas e métricas compreensível com indicadores ( parâmetros ) que ajudarão a monitorar o progresso e, ao mesmo tempo, o ritmo de execução. O acordo de metas e métricas permite a manutenção do rumo e, no caso de desvios, intervenções imediatas.

O registro sistêmico dos indicadores do planejamento estratégico, relacionado com os eventos que geram seus desvios ou aceleração no processo, produzem as melhores práticas que quando documentadas, ao longo do tempo, transforma BI numa ferramenta e gestão a prova de erros e, ao mesmo tempo, mentem sua empresa sempre um passo a frente da concorrência – time to market.

Qual a fonte de dados do seu datalake? Desinstale o Excel do notebook do seu time.

A confiabilidade dos dados coletados é essencial para criar inteligência. O Excel é seu pior inimigo por vários motivos:

  1. Você não sabe como os dados foram coletados e mantidos.
  2. Precisa ter muita confiança na proficiência de quem manipula as planilhas.
  3. Sim, terá alguma fórmula errada!
  4. E se, o seu “planilheiro” for embora da empresa? E ele vai porque certamente você, amador, contratou um estagiário ou um assistente para fazer seu BI.

Excel (não a ferramenta), mas o processo, é a forma mais “perigosa” que qualquer gestor poderá desenvolver para coletar dados para tomar decisões estratégicas. Na verdade, se você faz gestão da sua empresa por Excel, nem deve se considerar um gestor.

No mundo ideal – você já enterrou seu ERP monolítico e formou uma base de dados – datalake – com Apps específicos que foram construídos e são mantidos por empresas brilhantes que sempre estarão um passo a frente das suas necessidades do dia a dia.

É fundamental no processo de Transformação Digital enterrar rapidamente seu ERP monolítico antes que ele sugue todos os seus recursos financeiros dedicados a TD, que enterre sua produtividade individual e principalmente, enterre sua produtividade em grupo pela dificuldade de integração entre as varias áreas da empresa.

O datalake deve ser observado como um “ser vivo”. Conforme a empresa vai impondo seu ritmo de execução, ele vai colecionando, agrupando e consolidando novos dados.

As ferramentas de BI permitem em tempo real medir ritmo, pulso e pressão da empresa como se fosse um “eletrocardiograma implantado no coração” ou no seu core business. É uma ferramenta a prova de gestor negligente e substitui 100% dessa gente que você certamente não quer mais empregar na sua empresa.

BI é o primeiro passo para sua próxima jornada que será inteligência artificial e machine learning.

Não existe Planejamento Estratégico sem Transformação e Digital. Também não existe Transformação Digital sem um planeamento estratégico.

O planejamento estratégico tem como objetivo selecionar e integrar as escolhas estratégicas, que ajudarão a empresa a construir e masterizar suas novas competências, que serão exigidas para que a empresa tenha alguma chance de alcançar o que está escrito, declarado, na sua Visão de Futuro. Planejamento estratégico é infalível !

É ainda mais infalível quando a Transformação Digital é prioridade, pois:

  1. Integra de pessoas, processos e tecnologias.
  2. Conquista a singularidade (que significa ser único) na experiência do cliente com a sua Marca.

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