A importância da Gestão Financeira e Orçamentária

É fundamental construir times de vendas com funções específicas. Certifique-se que seu gestor implementou corretamente cada um dos times relacionados a seguir. Cada time deverá aplicar seu respectivo manual de vendas incluindo mensagens, exemplos de abordagem, responsabilidades e indicadores. 

A maioria das empresa confunde planilha em excel com orçamento. Orçamento é uma conversa, um pacto, entre o diretor executivo e seus líderes e gestores sobre o que será construído ao longo do ano. É a mais eficaz das ferramentas de engajamento com seus líderes e gestores juntamente com um planejamento estratégico compreensível.

Como criar cultura orçamentária com visão de ebitda? O que fazer em um cenário de crise? Coloque a empresa no ponto de equilíbrio imediatamente. É simples ! Só exige atitude de dono que tem como exclusivo objetivo preservar seu negócio. 

Como fazer: 

  1. Determinar (via DRE) o montante necessário para a empresa gerar zero capital de giro, ou seja, manter se no ponto de equilíbrio. 
  2. Calibre o budget de cada centro de custo observando a redução total (observada no item anterior). 
  3. Chame seus lideres e peça que recomponham suas respectivas áreas conforme novo budget determinado. 
  4. Certifique-se que seus líderes não cortem despesas nem cabeças, mas sim reconfigurem seus processos. Não permita que cortem nada antes de reinventarem suas áreas e ratificarem seus novos processos e entregáveis. 
  5. Livre-se imediatamente do líder sabotador. Você  vai identificá-lo rapidamente. É aquele que reclama ao invés de debruçar sobre o (re)processamento da área. 
  6. Uma vez re-processado e ratificado, certifique-se que não haverá ruptura no “core-business”. Não pode, em hipótese nenhuma, ter ruptura.
  7. Execute o plano de contingência rapidamente! 
  8. Leve a empresa até o ponto de equilíbrio imediatamente.

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