A maioria das empresa confunde planilha em excel com orçamento. Orçamento é uma conversa, um pacto, entre o diretor executivo e seus líderes e gestores sobre o que será construído ao longo do ano. É a mais eficaz das ferramentas de engajamento com seus líderes e gestores juntamente com um planejamento estratégico compreensível.
Como criar cultura orçamentária com visão de ebitda? O que fazer em um cenário de crise? Coloque a empresa no ponto de equilíbrio imediatamente. É simples ! Só exige atitude de dono que tem como exclusivo objetivo preservar seu negócio.
Como fazer:
- Determinar (via DRE) o montante necessário para a empresa gerar zero capital de giro, ou seja, manter se no ponto de equilíbrio.
- Calibre o budget de cada centro de custo observando a redução total (observada no item anterior).
- Chame seus lideres e peça que recomponham suas respectivas áreas conforme novo budget determinado.
- Certifique-se que seus líderes não cortem despesas nem cabeças, mas sim reconfigurem seus processos. Não permita que cortem nada antes de reinventarem suas áreas e ratificarem seus novos processos e entregáveis.
- Livre-se imediatamente do líder sabotador. Você vai identificá-lo rapidamente. É aquele que reclama ao invés de debruçar sobre o (re)processamento da área.
- Uma vez re-processado e ratificado, certifique-se que não haverá ruptura no “core-business”. Não pode, em hipótese nenhuma, ter ruptura.
- Execute o plano de contingência rapidamente!
- Leve a empresa até o ponto de equilíbrio imediatamente.