O engajamento com cada Persona via personalização da oferta de conteúdo relevante é o desafio a ser perseguido pelo marketing.
Construir e publicar sistematicamente conteúdos relevantes, especificamente conteúdos que geram conhecimento na fase de pesquisa ( fase que antecede a decisão de compra ) é a única forma de engajar seu público alvo, já que ainda estão pesquisando por soluções e alternativas sobre como resolverão determinado problema que se apresenta.
Durante essa fase é essencial que sua Marca apareça e contribua como “expert” no processo de aprendizagem do cliente.
Os conteúdos patrocinados por sua empresa a tornam especialista no assunto gerando credibilidade que influência muito na hora da decisão de compra.
Construa jornadas de marketing temáticas [ * template acima ] com objetivos específicos na busca pelo engajamento.
Construir ( jamais comprar ) uma base de clientes que lhes deram permissão para enviar um email ou contato será fundamental para eficiência de futuras jornadas de marketing. Monitore a performance de cada jornada individualmente e documente as melhores práticas.
Verificar se sua empresa já é considerada especialista é fácil – basta você pesquisar no Google pelas palavras chave que a representam. Sua empresa deverá aparecer nas primeiras páginas do resultado da busca orgânica. A indexação orgânica é uma batalha diária que só é vencida publicando sistematicamente conteúdos dez vezes melhores que de seus concorrentes.
Pergunte ao seu gestor de marketing – O que é content marketing? O que é profiling? O que é marketing automation? Quais as mensagens que interessam a nossas Personas? Como está engajando sue programa de nutrição?
Se ficar sem resposta objetiva, substitua seu time de marketing imediatamente sobre a risco de não cumprir a meta de vendas determinada pelo orçamento anual.
Não existe mais a possibilidade das áreas de marketing e vendas não estarem integradas sob a mesma liderança. Contrate o líder correto!
O time de vendas deverá exigir do marketing os MQLs, – marketing qualified leads – para transformá-los em SQLs – sales qualified leads.
Qual impacto da negligência sobre esse tema?
Se sua área de marketing apenas publicar “posts” e enviar email marketing de “fundo de funil”, por exemplo, forçando a venda quando seus clientes ainda não estão prontos para efetivar a transação, o marketing que é tão essencial para o desempenho de vendas especificamente na geração do MQL – marketing qualified leads não vai funcionar.
Nesse caso, o time de vendas estará sozinho nos desafios de dinamizar o funil de vendas em todas as suas fases: prospectar, engajar, qualificar até o momento da compra.
É usual observar o time de marketing criar programas de marketing exclusivamente com peças de comunicação forçando a venda ( fundo de funil ). É um ato de desespero gerado por sua inabilidade técnica.
Não funciona! É o maior erro da empresa que ainda não entendeu que os fundamentos do marketing e comunicação sofreram uma transformação completa nos últimos 2 anos.