Nori Lucio Jr May 10, 2018 Planejamento Financeiro
Todo empréstimo de dinheiro novo nunca, em hipótese alguma, deverá ser usado para limpar sujeira ou tapar buraco do passado. Quando isso acontece, a empresa entra instantaneamente em estado de insolvência que é uma doença crônica e degenerativa e que a leva invariavelmente a morte.
Diferente do que pensa a maioria dos gestores inexperientes, o banco é seu parceiro. O fato de cobrar juros é porque sua finalidade é emprestar dinheiro. Se os juros cobrados pelos bancos são altos é porque sua empresa oferece riscos ou garantias sem liquidez.
Se os juros cobrados são muito altos é por que sua empresa não planejou seu capital de giro e está recorrendo ao banco com urgência do tipo – “preciso do dinheiro para amanhã”.
O fato é que o dinheiro que o banco empresta quando aplicados em projetos estratégicos que impactam o ebitda, diminuem, e não aumentam o nível de endividamento da empresa. Bancos devem ser usados até porque o juros cobrados pelos bancos normalmente são significativamente inferiores aos cobrados por sócios.
Clique aqui e leia artigo completo.