Você mapeou as Personas que interagem com sua Marca ?
Diferente de público alvo, a Persona é representada por um personagem ( um avatar ) que deverá ser construído com incrível rigor no nível de detalhes. Para definição, além de hábitos e costumes, também deverá conter seus medos, frustrações e sonhos.
Com base na descrição da Persona o time de marketing deverá criar as mensagens correspondentes [ * template ao lado ] que, através de um plano de comunicação abrangente, manterá a Marca bem comunicada e posicionada.
Se seu time de marketing não tem a persona definida, todo seu dinheiro está sendo jogado no lixo !
A Persona, antes de comprar seus produtos e serviços, passam por três fases:
- Ter um problema para resolver
- Estudar alternativas e soluções
- Decidir pela compra do produto ou contratação do serviço.
A Persona tem duas características destintas no processo de decisão. Podem ser:
- Decisor que tem a autoridade sobre a compra ou contratação
- Influenciador que analisa tecnicamente o produto ou serviço antes de recomendá-lo para o decisor
Ao longo da criação e publicação de conteúdo relevante considere e respeite cada fase. Considere e respeite também os temas que são é sensíveis para o decisor ( exemplo: tranquilidade ) e para o influenciador ( exemplo: referência de clientes que já utilizam ).
Nas fases 1 e 2 o cliente ainda não está preparado para comprar, então engaje com conteúdo relevante que gera conhecimento durante a fase de pesquisa. Na fase 3, capriche no CTA – call to action – para converter em vendas as oportunidades amadurecidas no processo de nutrição.
Qual impacto da negligência sobre esse tema ?
Sem o engajamento correto com sua(s) Persona(s), na hora da decisão de compra elas não entenderão a proposta de valor – value proposition – da sua empresa, levando a decisão para o menor preço.
Se sua área de marketing não tem Personas bem definidas e jornadas de engajamento, substitua sua área de marketing por uma consultoria especializada. Não confundir com consultoria com agência.